Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

eBay - Guia para Compradores de Primeira Viagem, Parte I

eBay - Guia para Compradores de Primeira Viagem

Escrevi um esboco deste guia para uma comunidade do Orkut, onde as pessoas estavam mais perdidas que minhoca em galinheiro.  É um guia básico para compradores de primeira viagem do eBay, aqueles ainda receosos com o procedimento e o ingles. Sao apenas alguns passos básicos sobre procedimentos comuns do eBay, buscando dar alguma seguranca aos mais receosos para que nao percam mais tanta oportunidade boa nos leiloes. Como o assunto é longo, para nao ficar muito complicado, dividi o guia em partes, por assunto. A segunda parte está neste linkE os passos básicos, para quem tem problemas com o ingles, voce encontra aqui.

Se alguém tiver dúvida, sobre algum processo que nao foi citado, eu posso me informar e postar assim o guia vai sendo atualizado aos poucos.  Exponha suas dúvidas nos comentários, que eu adiciono as respostas na atualizacao dos posts mais tarde. Quem divergir do que eu estou falando, pode se expor também. Vivendo e aprendendo, eu nao sou a dona da verdade.

Para comecar, o mais importante é saber, acreditar, frisar, destacar que:

TODA compra do eBay é SEGURA. 
O eBay e o Paypal devolvem o pagamento 
DE TODA E QUALQUER COMPRA 
caso a mercadoria nao seja entregue ou se há problemas com o produto e o vendedor nao resolveu. 
Faca a reclamacao em até 45 dias do pedido feito. 
Essa protecao nao é exclusiva para os Top Rated sellers mas em qualquer transacao, seja de $100 ou $1.50, 
DE TODO E QUALQUER VENDEDOR.

Isso nao é achismo, é fato. Pode abrir sua conta e seguir em frente.


  • Para o pagamento de dois itens de um mesmo vendedor:

Quando fizer uma compra no ebay e quiser dois itens diferentes de um mesmo vendedor/loja (seller), o que preciso para fechar a transacao com um único pagamento?

Primeiro leia a descricao dos produtos, veja se é mencionado "combined shipping" em algum lugar. Caso nao tenha nada, pergunte ao vendedor se ele faz "combined shipping". Se for aceito, compre os itens, nao efetue o pagamento e envie uma mensagem para o vendedor solicitando o envio num mesmo pacote. O vendedor mesmo envia uma fatura (invoice) para voce fazer um pagamento único via Paypal.  As vezes isso é automático, sem precisar fazer um pedido. Verifique o seu inbox e complete o pagamento a partir do link que veio no invoice.

  • Recomendacao de Vendedores:

Como saber se um vendedor é de confianca? Voce pode dar uma lista de vendedores de confianca?

É claro que voce pode estabelecer uma relacao de confianca com um vendedor e recomendá-lo. Eu mesma faco isso com aqueles que eu gosto. Mas isso nao significa que voce esteja correndo um risco enorme de ser enganado se comprar com um vendedor que nao foi recomendado.  Eu confesso que era meio cautelosa com vendedores asiáticos pois sempre ouvimos um monte de historinhas estranhas por aí. Só que a minha experiencia é de ser atendida por gente que na maioria mal fala o ingles, mas é bastante ágil para empacotar e enviar minha encomenda. Tem muita descricao de produto, principalmente vindos da China, feita com Google Translator, que nao fazem o menor sentido em ingles e, quando tentei esclarecer através de perguntas, recebi umas respostas que nao tinham nada relacionado com a pergunta.  O jeito é abstrair se voce puder relevar certos detalhes dos produtos ou parte para outro vendedor do mesmo produto.

Já comprei várias coisas da China e chegaram na minha casa, na roca dos EUA, bem rápido, em uma semana ou as vezes até menos. Menos tempo do que receber uma encomenda de outra roca americana, que fique na outra ponta do país. Se bem que os pacotes que mais demoram para mim sao os vindos do Illinois. Aff, senta e espera... Faz parte do comércio online.  Já fiz mais de 100 compras em 3 anos e nunca levei um "calote" ou tive problema de nenhum tipo.

Se depois de tudo que eu já expliquei acima, gastando meu tempo e meus dedinhos com a digitacao, e ainda assim nao confia, vai comprar em outro lugar. O barato do eBay sao as coisas únicas e os bons precos. Faca uma pesquisa do artigo que te interessa, e arruma a lista por ordem de preco+envio. O vendedor que eu mais confio é o que vende o que eu quero mais barato (vou falar sobre precos num outro post). Nunca assuma nada com relacao ao produto, tudo tem que estar detalhado na descricao. Se nao estiver, pergunte e guarde a resposta. Se o produto for fiel a descricao, eu saio no lucro. Se nao for, o eBay devolve meu dinheiro e o vendedor é punido - financeira e moralmente-, nao podendo mais vender pelo eBay se isso acontecer repetidas vezes. Vamos usar os miolos, cabeca nao é só porta-peruca nao.

Mas só por curiosidade, minha vendedora preferida é a Heidi, que faz umas coisas para casa que eu gosto muito, e ela é super atenciosa. A loja dela é a Green Onion Design.



  • Contato com o vendedor:


A nao ser que voce tenha alguma dúvida, nao tem porque entrar em contato com o vendedor. Quando voce completa o pagamento de uma transacao, acabou ali. É só esperar o seu pacote em casa. O vendedor recebe uma mensagem do eBay com o seu endereco, e a mesma coisa com o Paypal. Voce nao precisa entrar em contato com ninguém para saber se recebeu seu pedido, para enviar seu endereco, nada. Todos os procedimentos a partir daí sao automáticos.

Quer saber a quantas andam os seus pedidos? Clique em "Purchase History" (procure na barra a esquerda), e veja os símbolos ao lados dos produtos: o cifrao indica pagamento efetuado, o envelope significa que o produto já foi enviado, a primeira estrela é o seu feedback, e a segunda estrela é o feedback do vendedor sobre a sua transacao com ele. Nessa mesma página, abaixo do título do produto voce encontra a data do pedido, o tracking number (se for oferecido, nem todos os vendedores tem) e a data ESTIMADA para a entrega do produto. Pronto. Nada de se torturar sobre como escrever uma mensagem para o vendedor em ingles ou usando um translator online. Nao é necessário, a nao ser que voce tenha dúvidas ou problemas.

Em caso de dúvidas:

- produto nao comprado ainda: role até o final da página do produto e clique em "Ask a Question";

- produto já comprado: na página Purchase History, ao lado do título do produto clique em "More Actions" e escolha a opcao "Crontact Seller".  Abrirá uma outra página, clique no assunto e envie sua pergunta.

  • Taxas:

Nesse item eu nao posso ajudar, sinto muito.  Já saí do Brasil há 11 anos e abri meu primeiro paypal na Inglaterra. Depois que mudei para os EUA, tive que abrir outro aqui. As minhas transacoes sao todas feitas direto da minha conta bancária, e isso varia de acordo com as regras financeiras de cada país. Deixo para quem está no Brasil passar informacoes mais precisas a respeito. 

Relaxem, divirtam-se fazendo uma pesquisa no Ebay, e boas compras.  

Mais tarde falamos sobre a importancia do sistema de pontuacao de vendedores e compradores do eBay e porque o seu sucesso nas transacoes do site dependem disso.

A continuacao desse post voce encontra clicando aqui.  E uma lista com alguns pontos básicos e recursos do eBay estao neste outro post aqui.

***

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Vicky!

Parabéns pelo post! Foi muito útil pra mim que começo a me aventurar no ebay. Agora posso comprar algumas coisinhas que sempre quis e não tinha como antes.
Obrigada!
Denise

Vicky MundoAfora disse...

Que bom, Denise. Eu tambem tinha medo de comprar no eBay pois tinha alguns amigos que ficavam me falando que era tudo muito dificil. Ate que eu resolvi investigar sozinha e vi que nao tinha motivos para ficar apreensiva. Tem otimas ofertas, tem coisas que sao mais caras do que em lojas comuns online, eh tudo questao de verificar e fazer suas pesquisas.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin