Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 26 de junho de 2011

eBay - Guia para Compradores de Primeira Viagem, Parte II

E agora, na segunda parte do eBay - Guia para Compradores de Primeira Viagem (leia a primeira parte aqui e nocoes básicas e recursos aqui), um assunto importante para quem quer ter sucesso no eBay: 

  • Sistema de pontuacao de vendedores e compradores (FEEDBACK):
Os vendedores sao punidos se nao receberem 5 estrelas em todos os quesitos, e se tiverem muitos pontos neutros ou negativos podem até ser expulsos do site. Por isso eles fazem tudo para agradar o cliente e resolver todos os problemas. SEMPRE converse com o vendedor primeiro e só reclame com o eBay como último recurso.

Se voce ficou satisfeito "mais ou menos", se percebeu que o vendedor demorou muito a postar seu pedido, fale com o vendedor SEMPRE. Caso voce comece a avaliar vários vendedores com pontuacao neutra ou negativa os vendedores podem comecar a cancelar suas transacoes, se negando a vender o produto para voce. Isso também é um procedimento legal no eBay, sabia?

Vendedor "Top Rated" normalmente sao lojas que obtem 100% de feedback por um determinado tempo e sao re-avaliados periodicamente, de acordo com um certo volume de transacoes. Um vendedor de loja pequena ou pessoa física dificilmente vai ser Top Rated, mas isso nao significa que seja menos confiável pois, perder o 100% nas avaliacoes faz com que os custos do eBay sejam mais altos e podem até causar a expulsao do site. SEMPRE avaliem suas compras com 5 estrelas em todos os itens. Se acharem que o vendedor nao merece, fale com ele ANTES de deixar seu feedback. Senao o prejudicado no final pode ser voce também.

Espere receber o produto em casa e avalie o estado do mesmo. Só depois deixe o feedback positivo para o vendedor. Lembre-se, 5 estrelas SEMPRE. Caso contrário, converse primeiro antes de reclamar com o eBay.

O Feedback só pode ser deixado depois de completar a compra. Aqui vai um passo-a-passo (PAP) meia boca que pode ser útil:

1- Entra no site e clica My eBay (alto, a direita)
2- clica Won\ Purchased
3- Rola a página e a esquerda, embaixo tem um quadro "shortcuts", clica em "Leave Feedback",
4- Vai abrir uma página com todos os feedbacks que vc ainda nao deixou. Em cada um, um de cada vez, clica em "positive", as opcoes se abrem e aí é só clicar em 5 estrelas para cada item e deixar um comentário para o seller. 

Eu sempre coloco alguma coisa tipo "product as described, fast shipping, seller A+". Pode ser o mesmo comentário em todos os feedbacks, nao importa. Eu procuro destacar algo do vendedor quando posso. Um exemplo sao uns artesanatos que comprei, a vendedora demorou a enviar, entao ela mandou um outro pacote com um presente e um pedido de desculpas. Aí eu coloquei "great product, excellent communication, highly recommend this seller". É igual ao Twitter, nao tem espaco para escrever muito.

Sempre que voce quiser reler seus feedbacks, ou o que deixaram para os sellers, clica nos números que estao ao lado dos nomes, junto com as estrelinhas. Uma fez feitos, nao é mais possível voltar atrás. Entao certifique-se que está tudo certo antes de clicar SEND.

Relaxem, divirtam-se fazendo uma pesquisa no Ebay, e boas compras. Se nao for divertido, qual é a graca? No mais, o que eu puder ajudar, estou as ordens.  

***

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin