Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2007

Mais um guia "Chegando em Londres"

Eu nao tomo jeito mesmo. Volta e meia tem sempre um maluco me pedindo dica para chegar em Londres, e lah vou eu dando explicacao porque adoro isso aqui mesmo e nao gosto quando vejo as pessoas chegando aqui desavisadas e imaginando o que nao deve. Depois a unica alternativa para os perdidos eh ir embora sem falar ingles e metendo o pau na cidade que nunca conheceu...

Esse eh um email que mandei nao sei nem pra quem foi:

Oi ,

Olha, eu vim pra Londres com a sua idade, e pensava que estava muito velha para largar uma vida estavel pra tras e comecar do zero. Tudo que eu sabia eh que era meu sonho de crianca ir morar na Europa sozinha, que seria muito dificil e queria vir sem data para voltar. Literalmente entreguei meu futuro a Deus, coloquei meus sonhos na mochila e vim. No comeco tudo me empolgava, me emocionava e andei escrevendo muito, tem alguma coisa no meu blog se voce quiser "pesquisar"...

Dificil? Muito. Vale a pena? Muito, mas nao me arrependo nem um minuto, nem dos perrengues que tive que passar aqui. Hoje sou cidada italiana, nao preciso de visto, mas quando cheguei aqui vim com visto de estudante e passei 4 anos assim. So depois de alguns meses aqui eh que eu soube que teria direito a minha cidadania e me preparei para ir a Italia fazer esse processo. Morei 1 ano perto de Veneza, foi uma experiencia e tanto e ainda aprendi uma outra lingua.

Jah que voce eh artista plastico, acredito que as telas que tem no seu orkut sejam suas pinturas, acho que voce encontrarah certas vantagens por aqui, digo, em Londres. Eh o lugar certo para quem eh interessado em artes, aqui se tem acesso a muitas coisas e as galerias nao cobram entrada, voce pode passar o dia na National Galery ou nas Tates, sem gastar um tostao e ainda tem area de pic nic, voce pode ficar ali o tempo que quiser. E do cafe no ultimo andar da Tate Modern voce tem uma vista de Londres e do Tamisa que eh unica... Eu procuro sempre me lembrar dessas coisas quando o desanimo tenta tomar conta.

Voce pode tentar no consulado britanico obter um visto de High Skilled Imigrant, jah que voce eh artista plastico e professor de ingles. Ou se preferir nao arriscar, arruma um curso full time aqui e se matricula para ter o visto. Depois que estiver aqui voce ve quais sao as suas possibilidades. Tem uns sites de brasileiros que podem te ajudar com relacao a visto, escola e primeiros empregos, anota aih:
http://www.leros.co.uk - essa eh a primeira revista de brasileiros na Inglaterra. Nao eh a melhor mas eh a maior e mais conhecida.
http://www.oilondres.com.br/ - eh um site com informacoes para quem estah chegando.

Soh mais uma coisa: cada um vem pra Londres com uma ideia muito diferente do que quer da vida aqui. Eu vim para morar e passar toda a minha vida aqui, nao tenho intencao de voltar ao Brasil. Amo Londres e encontro aqui tudo o que me completa e me faz feliz, tenho acesso a tudo o que eu gosto, seja musica, artes plasticas, teatro, mesmo ganhando pouco. Ouco o meu jazz e o meu blues, ao vivo e de graca todos os dias se quiser pq Londres te permite isso. Eh possivel sair do circuito faxina-bandeja sim, principalmente se voce fala ingles. A maioria mora anos por aqui e pouco sai do “gudi mornin”, eh obvio que vao viver sempre mal. Eu, mesmo tendo soh visto de estudante, sai dessa com 3 meses porque procurei outras coisas e falava bem o ingles desde o inicio...

Nao frequento “guetos” de brasileiros e nao me identifico com ninguem pelo simples fato de falar portugues. Quem vem pra ca fazer faxina ou waitressing para juntar dinheiro e comprar sitio em Goias me acha esnobe, e geralmente sonha em voltar ao Brasil no dia seguinte. Portanto, o que voce quer da sua vida eh que vai definir o trabalho que voce terah aqui.

Esse email jah estah enorme, me escreva se voce quiser alguma coisa mais detalhada.

Um abraco e boa sorte,

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola!
Gostei do seu blog, queria te perguntar algumas coisas, mas adianto q meu proposito nao e o circuito faxina-bandeja!
Sera que vc poderia me passar seu e-mail?! O meu é: thaysaramos_to@hotmail.com.br

Anônimo disse...

oi...estou de fato pesquisando vários blogs porque tenho a intenção de um dia fazer o que não pude fazer enquanto era jovem..sou pintora e tenho muita vontade de trabalhar com minha arte por ai...sei que ingleses adoram arte...agora te pergunto...vc acha q tenho chance de vencer ainda...tenho 52 anos e minha familia ja esta completamente estabilizada. meu marido não concorda muito com meu plano mas eu sinto essa necessidade sabe? nem que eu tenha de voltar depois pro brasil...to tambem tentando a minha dupla cidadania (portuguesa) obrigada bjos ( ah se vc quiser me escrever meu email é marafeixas@hotmail.com )

Vinicius Peretti disse...

Oi Vicky!
Tudo bem?
Parabéns pelo blog!
Vc pode me enviar seu email?
O meu é viniciusperetti@gmail.com

Um abraço!

Vicky MundoAfora disse...

Oi Vinicius!

Olha, eu nao divulgo meu email. Mas voce pode me escrever através do link na página Contato, aqui do blog.

Estou aguardando. Um abraco.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin