Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

eBay - Guia para Compradores de Primeira Viagem, Basico do Basico

Mais um post da série eBay - Guia para Compradores de Primeira Viagem (leia a Parte 1 aqui e a Parte 2 aqui).  Dessa vez falando sobre como fazer a inscricao em ingles (embora seja fácil adivinhar, mas enfim) e outras coisas que eu considero o básico do básico para uma experiencia mais agradável. Achei vários guias sobre isso no tio google, mas como tambem achei muita besteira em vários deles, fiz um apanhado e vou corrigindo as informacoes falhas.  Se precisarem, podem me corrigir imediatamente.

  • Como se cadastrar:

Entre no site, e do lado esquerdo, no alto da página, clique em Register.

Preenchendo o cadastro:
1- primeiro e ultimo nome ( First Name and Last name).
2- Endereco (Street address)
3 - cidade ( city )
4 - Estado (State / Province / Region)
5- CEP ( postal code )
6- Pais ( Country )
7- telefone
8- e-mail
9- nome de usuario em "Create your eBay user ID" (algo do qual voce deverá lembrar facilmente mais tarde, nao pode mudar depois) e senha em "Create your password".

Selecione uma pergunta do drop down menu a seguir e responda para sua protecao em caso de precisar recuperar a senha. Clique em "Agree" na parte inferior da pagina, e depois em "Continue". Verifique na sua inbox se já recebeu o email do eBay com link para clicar e ativar o cadastro.


  • Pagamento:

Sempre Paypal, que lhe dará garantias e protegerá a sua compra, além de ser uma empresa do grupo eBay. Devolvem o dinheiro pago caso nao receba o produto ou tenha problemas nao resolvidos pelo vendedor.  Se voce mora nos EUA o Paypal pode ser ligado diretamente a sua conta-corrente e o cartao de crédito fica só como garantia em caso de ausencia de fundos.  A grande vantagem é que poderá usar o Paypal em vários sites para efetuar pagamentos mais seguros, sem fornecer dados do seu cartao para vendedores/ lojas que voce nao conhece direito.   

O próprio eBay irá direcioná-lo ao Paypal quando chegar ao final do registro da sua conta no site. Tem que relacioná-lo com sua inscricao no eBay, mas fiz isso há tanto tempo e nao lembro o passo-a-passo. Vou tentar simular e depois posto alguma coisa aqui. Se alguém quiser algum auxílio relacionado a isso no meio tempo, pode perguntar que eu tento ajudar.


  • Busca:

Quando voce faz uma pesquisa para achar algo que goste, repare que nem todas as respostas encontradas sao de vendores americanos. Na barra da esquerda voce pode determinar a regiao de onde voce quer que o seu produto venha (se EUA, Canadá, toda América do Norte, Europa, Ásia, Mundo Inteiro, etc.). Nao selecione nada para receber todas as alternativas possíveis.

Uma forma imediata de identificacao da localizacao do vendedor é observar se na página da pesquisa os precos dos produtos estao em negrito, o que significa que sao enviados a partir dos EUA . E para os vendedores de outros lugares do mundo (ou vendidos em moedas que nao o dólar americano) o preco aparece em itálico.

Voce pode salvar os resultados de uma busca e receber atualizacoes sobre essa pesquisa no seu email. Quando voce faz a pesquisa inicial, no alto dos resultados, a esquerda, voce encontrará uma frase mais ou menos assim:


3,693 results found for Tissue Box CoverSave search

3,693 - número de produtos encontrados com a palavra-chave que eu busco
Tissue Box Cover - palavra-chave que usei na busca
Save search  - salve a busca - recurso que enviará para o seu email, atualizacoes periódicas com novos produtos adicionados a lista que voce salvou

Quando voce acha um produto que goste, também pode salvá-lo numa lista, clicando abaixo do botao para efetuar o lance/compra, em Watch List. Cada lista tem a capacidade para armazenar até 200 produtos.


  • Disparidade de precos com relacao a lojas físicas:

Nem sempre um preco muito baixo é sinal de coisa errada. Existem inúmeras razoes para isso e vou listar algumas aqui, para os mais desconfiados ficarem um pouco mais tranquilos.

-  a loja arrematou um resto de estoque de um negócio que fechou as portas. Ou é essa própria loja queimando o resto do estoque.

- lojas novas precisam atrair novos consumidores e o fazem através de promocoes nos leiloes do eBay. Por isso um pincel da MAC legítimo pode sim comecar um leilao por 99 centavos. Quanta gente virá dar lances num produto desses?  Agora, se o preco final do mesmo pincel for 99 centavos, aí sim, desconfie.

- uma tática muito usada por lojas no eBay é colocar o preco de um produto, como um porta-retratos p.e., por 1 centavo. Mas o envio custará $39.99. E por que isso? Porque muita gente faz a pesquisa pelo valor do produto e o preco a 1 centavo vai aparecer em primeiro nas listas. Entendeu a lógica? Por isso eu sempre organizo minhas pesquisas pelo preco do produto e de envio combinados (price + shipping: lowest). Porque esse é o preco da minha compra. O quanto é a divisao que o vendedor faz com o dinheiro para cobrir o item + o envio, nao me interessa.  Eu só desisto da compra se esses dois valores combinados forem caros demais para o que estou querendo.

- o produto é usado, e o vendedor quer se livrar dele o mais rápido possível. Nao tem nada de errado em comprar um produto usado, isso vem na descricao do produto, bem como um detalhamento da condicao atual do mesmo. Voce compra se quiser.

Essas sao as dicas que me lembro no momento. Se me lembrar mais alguma coisa, vou adicionando. Ou quem quiser alguma coisa específica, é só pedir.

***

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin