Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Inverno Glacial - Cuidados com a Pele

Como boa fluminense, achava qualquer temperatura abaixo de 18oC como se fosse um inverno glacial. Chegando em Londres passei anos tentando descobrir a melhor forma de me proteger do frio e foi difícil encontrar a medida certa. Como se vestir no verdadeiro inverno glacial da Europa ou dos EUA nao é tarefa fácil para quem nunca sentiu frio de verdade. Eu já falei sobre o assunto em alguns posts por aí, como esse, mas resolvi sistematizar as informacoes para quem estiver pensando seriamente em morar num lugar frio.  Os cuidados com a pele sao muito importantes num inverno glacial.  Prestando atencao as dicas e adaptando-as as suas necessidades voces economizam tempo e dinheiro, pois nao comprarao porcarias que nao servem para nada - como a maioria das compras de inverno feitas no Brasil para levar para o exterior.

Se está nevando, nao precisa termometro, a temperatura é 0 grau Celsius.
Nao precisa muita roupa, só a roupa certa.

No início, eu me vestia de repolho para sair na rua durante o inverno: camadas de pecas de la, enormes e pesadas, cobertas por um casacao tres vezes meu número, que me deixavam cansada com todo o peso e nao aqueciam muito. Imagem familiar? Pois é. É fácil identificar um brasileiro nascido do Sudeste para cima, em qualquer inverno do mundo.  É importante saber O QUE vestir e os cuidados com a pele, senao, voce vai passar frio e ficar desconfortável. Tem solucao para isso? É claro que tem, e eu vou contar aqui tudo o que levei anos para descobrir porque cada um sente frio de um jeito, e eu sempre achei que sentia mais frio que os outros porque nada que me sugeriam, dava certo. Nesse post eu vou falar dos cuidados com a pele.  Amanha tem outro sobre como se vestir - ainda em camadas, porém muito mais eficiente.

Comecando com a cútis:
Eu sei que a tentacao de tomar banho quente no frio é grande. Eu sempre fui adepta do banho morno/ frio, mas com uma temperatura de -6oC lá fora, fica difícil até tirar a roupa para entrar no chuveiro. Enfim, tome seu banho quente mesmo mas, antes de sair debaixo d'água, de uma fechadinha na água quente e abra um pouco mais a água fria, amorneca a água e deixe cair um pouco sobre a pele. Nao é banho frio também, senao voce arrisca pegar uma pneumonia. Ainda dentro do chuveiro, com a pele molhada, espalhe um óleo sobre todo corpo (no rosto nao) - eu uso óleo Seve de amendoas, da Natura - e só entao se enxugue. É só um pouquinho, nao vá despejar meio vidro a cada banho. Para voces terem uma idéia, um vidro de óleo para mim dura 6 meses, usando todos os dias, ao final do banho.

Com a pele ainda húmida, passe um tonico no rosto, use um serum hidratante e um hidratante com spf alto, ou o seu preferido e um protetor solar por cima. É muito importante seguir essa ordem, pois voce deve passar o produto mais fino primeiro - para penetrar mais fundo na pele - e seguir na ordem até o mais denso - no caso o protetor solar - que irá formar uma barreira na pele, mantendo o hidratante onde ele deve ficar e protegendo o rosto dos raios solares e poluicao.  Já li em vários blogs de beleza onde as meninas dizem que usam o filtro solar antes do hidratante. Isso nao se faz. Além de nao hidratarem a pele, ainda estao jogando dinheiro fora pois usam os produtos de forma incorreta. E no final, culpam os cremes por nao terem o efeito desejado. Atencao com isso!

É apenas uma questao de lógica. Sabe a lei da Física: Dois corpos nao ocupam o mesmo lugar no espaco? Pois entao, serum deve hidratar as camadas mais profundas da pele pois suas moléculas sao bem pequenas para penetrarem mais fundo mesmo.  O hidratante normal fica nas camadas mais superficiais, com moléculas um pouco maiores.  E o protetor solar, com moléculas enormes, deve se manter na superfície de tudo, protegendo a pele dos agentes externos. Se voce colocar o protetor solar primeiro, como os outros cremes vao atravessar essa camada densa para chegar onde deveriam?  Continua na dúvida? Pergunte ao seu dermatologista.

Terminou a protecao do rosto, agora passe um hidratante no corpo TODO (já deu tempo do óleo aderir a pele e formar a barreira protetora).  É melhor só hidratar os pés a noite, para nao ficar muito sensível com tanta meia e sapato fechado.  Por que isso tudo? Porque quanto mais hidratada a sua pele, menos frio voce sentirá. Quando a pele fica "russa", esbranquicada, descamando, cocando, voce sente muito mais frio, e desconforto também.  Nao use aqueles creminhos cheirosos, tipo Victoria Secrets, aquilo nao hidrata nada. Lembre-se que a sua missao aqui é preparar o corpo para enfrentar um frio rigoroso.  Use cremes potentes.  Lembre-se que voce nao está no Brasil (ou está na Regiao Sul dele) e precisa do produto mais apropriado para a temperatura extrema e ar seco, e um VS nao é um deles. Depois de bem hidratada, se quiser usar alguma coisa cheirosa, pode passar POR CIMA da pele já hidratada. Até o perfume fixa melhor assim.

Lembre-se de proteger bem os lábios e as maos. Já testei vários protetores labiais e acho a maioria deles uma grande porcaria (carmex, chapstick, nivea). O único que segura mesmo o frio intenso e previne rachaduras nos labios é o Burtsbees (que eu só uso o pomegranate) e a boa e velha de guerra manteiga de cacau - que eu nunca vi para vender por aqui. E batons poderosos também sempre ajudam.  Procure também um creme para maos com spf.  Esses sao raros aqui nos EUA, mas tem um excelente da AVON, com spf 15 - e se nao me engano vende também no Brasil -, e já li muito a respeito de um da Boots n.7, que nunca achei para comprar aqui na roca, mas tem online e deveria ter nas Targets pelos EUA afora, e na Inglaterra, dah, na própria Boots.

Sugestoes de cremes eficientes para o corpo:

Na Inglaterra - o imbatível E45. Nada hidrata melhor que isso, e compra em qualquer lugar, mercado, farmácia, até no indiano da esquina tem. Ótimo presente também para levar para algum amigo ou parente que tenha psoríase ou eczema. Voce pode passar de manha, bater perna na rua o dia inteiro, e voltar a noite que sua pele nao vai descamar na hora que voce trocar de roupa para ir dormir.


Nos EUA - Eucerin (tem vários tipos, inclusive com SPF) e Cetaphil - meu preferido.

Óleos, cremes: cuidados com o corpo, mãos e cutículas

Se puder comprar qualquer um dos tres, saiba que o E45 é o mais intenso.  Tudo nos EUA é controlado, entao os cremes aqui sao mais fracos do que na Inglaterra, a nao ser que voce tenha receita.  Existe Eucerin tao forte quanto o E45 mas só vendem por recomendacao médica.

Nao dou sugestoes de cremes para o rosto porque isso varia enormemente. Cada um sabe do seu. E quem quiser protecao EXTRA, é só fazer uma make up completa (por cima da hidratacao, nao esqueca), com primer e base - que na hora de enfrentar um ski, até homem deve usar. Uso e recomendo o primer da Tarte, que é também anti-rugas e extra-hidratante.


É recomendado manter os pelos da perna durante o inverno, que faz parte da protecao natural contra o frio. Mas isso eu nao faco. Nasci no Rio, sempre me depilei e me sinto suja se estiver parecendo um macaco.

Voce pergunta se alguém faz tudo isso no inverno? Os outros eu nao sei, eu faco. Já entrou na minha rotina há muitos anos. Detesto aquela sensacao de barata descascada e queimadura de frio.  E nao toma muito meu tempo. Só preciso é ficar sem roupa por um tempinho até o creme penetrar bem na pele e nao "limpar" na roupa.  

Mais dicas sobre cuidados com a pele no inverno e sugestões de produtos, sempre atualizados, no blog Beauty Bits, Bites & Tips.

E como é a roupa? Sobre isso, amanha a gente conversa.

***

2 comentários:

Loo disse...

Visky, vc não gosta do Lubriderm? trouxe 2 e curto muito!!

Vicky MundoAfora disse...

É verdade, Loo. É muito bom sim, eu que me esqueci dele porque já acabou e no momento to usando os outros que citei. Valeu a lembranca.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin