Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Londres e o Frio

Um comentário sobre o frio em Londres durante pleno início de verao me fez rir.  Foi no blog Sweetest Person, que está com uma série sobre a viagem da Paula Pfeifer a Europa. Escrevi um comentário, mas resolvi que seria interessante expandir o assunto por aqui.  Afinal, o clima em Londres é frio e húmido o ano todo?

O inverno de Londres nem é tao frio assim, comparado com outras regioes européias. O problema de Londres é que a temperatura durante o ano inteiro só varia do frio ao mais frio (18C a -5C), tempo quente sao só alguns momentos em uns poucos dias, que as vezes nem sao durante o verao. Uns anos atrás teve uma semana de temperatura na casa dos 30 graus em pleno abril. Naquele ano lembro que nao teve verao, e teve uma chuva de granizo do tamanho do meu punho durante uma tarde em maio. Já em 2008, o verao comecou no final de agosto e durou até outubro... A única estratégia para Londres é ter sempre um cardiga, uma echarpe e um guarda-chuva na bolsa, nao importa a temperatura lá fora, e nem como está o céu.

No jogo de polo, verao 2007. E morrendo de frio.


É bem verdade que eu passei a maior parte dos meus anos em Londres travando uma batalha perdida contra o frio, e a minha vida de friorenta cronica só teve um alívio quando meu marido me apresentou uma linha americana chamada SmartWool. Produtos caríssimos, mas de primeira necessidade para quem mora em lugares onde tem inverno de verdade.


Melhor leggings do planeta!

Na boa, faco comercial escancarado deles.  Salvaram a minha pele LI-TE-RAL-MEN-TE. Meu marido me deu um enxoval completo de SmartWool como presente de casamento, sempre preocupado em me aquecer, aquele fofo! As minhas pecas preferidas sao as leggings, as meias - que nao deixam voce ter xulé, e as camisetas e blusa de gola role. Ainda tenho cachecóis, bonés, cardigas, pullovers e thermal clothes.  Nao vivo mais sem! Todas as vezes que vou a REI, saio de lá com pelo menos 1 par dessas meias. Depois que comecei a usá-las, nao mais nenhuma outra. Esquisito falar isso sobre meias, mas é verdade.


Uma dica preciosa para quem nao está acostumado com frio e vai viajar para um lugar gelado pela primeira vez: o mais importante é a primeira camada de roupa de voce vai usar. O que fica mais próximo a pele tem que ser o mais quente, mas deve deixar a pele respirar. Use ceroulas, o que em ingles chama-se Thermal Clothing. As melhores sao de la merino (caso do SmartWool) ou cashmere, se puder, compre desses materiais (em loja de esportes de inverno é mais fácil encontrar umas de melhor qualidade). Depois coloque uma roupa quente por cima e um casacao de inverno. Eu, particularmente, nao gosto de usar meia-calca no inverno, acaba sempre machucando meus pés. Coloco sempre meia comprida com legging por cima. Se a meia-calca for inevitável, eu coloco uma meia curta nos pés e visto a meia-calca por cima, assim meus pés ficam protegidos.

Meus primos visitando durante o inverno.
Eu estava confortável, já a minha prima, apesar de linda (pudera, é linda com qualquer roupa) estava com frio.
Lembrem-se  que casaco de couro nao serve para nada no frio Europeu.

Por mais incrível que pareca, Londres é um lugar horrível para comprar roupa de inverno. Aquele povo tem fogo no rabo, nao sente frio nunca, tudo é leve, sapato normal, vestido de alcinha. Experimenta andar com um stiletto sobre a neve... Nao só vai sujar seu pé todo, como ele vai congelar. As minhas botas de inverno eu comprei no Rio de Janeiro mesmo (pois é!) na Loja de Inverno. Sao dois pares de botas forradas com pelo de carneiro, um par 36 para usar com meia levinha, e um 37 para quando o inverno tá f*$%#* e preciso calcar uns 3 pares de meia.  Ao menos para mim, aquecer os pés é a única forma de me sentir confortável no frio.

***

6 comentários:

Anna Karine disse...

Nossa, pensei que em Londres fosse um lugar otimo pra comprar roupas de inverno! Vivendo e aprendendo. Vou dar uma olhadinha na net pra ver se acho alguma loja da SmartWool aqui na Italia. Sinto muito frio no inverno. As calças de la deles sao muito grossas e nao da pra usar por baixo da calça comprida, por exemplo.

Vicky MundoAfora disse...

Anna Karine,
Procura por roupas térmicas em lojas de equipamento de esqui e verifica se tem alguma que seja de cashmere ou la merino. Aqui nos EUA várias da melhores marcas sao produzidas na Itália.

Se eu nao me engano, Smartwool só vende nos EUA, mas voce pode comprar por qualquer um dos sites que listei no post - só nao tenho idéia de quanto custa o envio.

Já teve inverno que eu fui passar um final de semana em Treviso só para comprar roupas de inverno porque tudo em Londres é muito levinho...

Vicky MundoAfora disse...

E nada mais aconchegante no inverno do que um bom piumino. Sao horríveis, mas é o que agasalha melhor. Entre sentir frio ou parecer um filhote do boneco Michelin, nao tenho dúvida mesmo. Mal arrumada, mas feliz.

Vicky MundoAfora disse...

Anna Karine, já falei que adoro seu blog? Vai ficar na secao de indicacoes para a Itália, aqui na barra ao lado.

E o melhor lugar para comprar coisas de inverno é mesmo em Milao. Fico mortificada por ter perdido o endereco de uma fábrica de sapatos que os fabricava forrados de pelo, mas com acabamento de sapato comum. Era ponta de estoque de pecas para exportacao para a Rússia.

Se alguém tiver esse contato, por favor, compartilhe!!!!!!

Wilma Ferrari disse...

Olá. Adorei seu blog. Poderia me ajudar indicando um site onde eu possa comprar um casaco como o seu, de nylon? Obrigada, Wilma.

Vicky MundoAfora disse...

Oi Wilma! Esse Preto da foto comprei na Zara, mas ele é meio levinho. Para o inverno rigoroso uso um da marca Mountain Hard Wear, que comprei no site Rei.com. Outras marcas boas para inverno são Patagônia e Obbermeyer, que você pode achar no mesmo site ou em Zappos.com. São casacos para manter-nos aquecidas, não são casacos de moda, embora tenham uns bem bonitos.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin