Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

sábado, 10 de setembro de 2011

Inverno Glacial - Acessorios Necessarios

Ninguém está bem protegido num inverno glacial se nao estiver usando todos os acessorios necessarios contra o frio extremo. Obviamente os acessorios aozinhos nao resolvem muita coisa sem antes a  pele estar bem hidratada e com as Roupas Apropriadas. Relembrando que aqui estamos falando de condicoes climáticas muito diferentes do inverno no Rio de Janeiro ou ao norte.  Um inverno de 17 graus, se voce colocar meias pesadas, cachecol, luvas e um gorro, é mais fácil ter um suadouro, mesmo que seja uma pessoa friorenta como eu.  No frio ao qual me refiro, e por isso chamo de inverno glacial, voce coloca todos esses acessorios e continua sentindo frio. Novamente a chave dessa questao é o material que voce deve utilizar.


  • Echarpe, foulard, scarf

Eu sempre adorei echarpes, xales e amarracoes em geral em volta do meu pescoco, e já falei sobre isso nesse post aqui, onde inclusive mostro vários vídeos sobre como fazer amarracoes diferentes. Nos lugares de clima frio, essas amarracoes sao extremamente necessárias, lhe dao um conforto imediato. Prefira sempre as echarpes de la, cashmere, microfibra.  Ou no caso de uma saída noturna ou algum lugar onde voce deve estar mais arrumado, pode até colocar um lenco de seda (ótimo material para manter a temperatura do corpo estável), e por cima colocar a echarpe mais pesada, só para sair na rua.


  • Luvas

Argh! Detesto usar luvas. Nao faca a mesma bobagem que eu: na primeira vez que resolvi fazer uma bola de neve fiz SEM AS LUVAS. Pensei que minhas maos fossem gangrenar, tive que procurar um café imediatamente e depois de lavar minhas maos com água quase fervendo, fiquei segurando a xícara de capucccino com as duas maos por uns 5 minutos, e ainda tomei minha bebida fria. Aí pedi uma dose de whisky no bar e virei o copo como se fosse água, para ver se me esquentava por dentro.

Prefiro sempre manter minhas maos nos bolsos (e nao faco mais bolas de neve, com ou sem luvas). Porém,  quando a temperatura está abaixo de zero e voce precisa carregar alguma coisa nas maos, saindo do mercado, por exemplo, voce tem que colocar as luvas porque nesse trecho da porta até o carro voce pode queimar suas maos de frio, e ter o mesmo efeito da bola de neve sem luvas. A solucao que encontrei foi comprar luvas sem as pontas dos dedos, ou com uma "capa" protetora dos dedos, que voce abre quando precisa manusear alguma coisa, como procurar as chaves dentro da bolsa. Em ingles, procure por Glomitts (glove+mitts, sendo que mitts sao luvas inteiras, sem separacao entre os dedos):

Entendeu o conceito? Quando voce precisa usar os dedos, a capinha abre e  fica segura pelos pontos de velcro.

Eu sei que as luvas de couro sao mais bonitas mas, assim como o casaco, se voce usá-las numa temperatura negativa, só vai passar mais frio. De novo, la, cashmere, microfibra, ou de couro forrada de pelos ou la grossa. Gosto de usar uma coisa chamada Hand Warmer, que é um pacotinho com carvao ativado e uns outros bagulhos. Voce abre o pacote e coloca no bolso ou dentro da sua luva (eu prefiro no bolso) e aquilo libera calor por até 10 horas. Existe uma versao para os pés também, que recomendo para quem vai andar sobre a neve. O negócio é seguro, tá? Nao vai incendiar ninguém nao.


Todas as variedades de "personal aquecedor"
Clique na foto para saber onde comprar


  • Meias e sapatos

Acho que em todos os posts que eu menciono o frio vem junto a lembranca da Smartwool. Nao adianta, é a minha marca preferida para roupas de inverno, e meias. Depois que usei a meia da Smartwool pela primeira vez (sao feitas de la merino), a minha vontade foi jogar todas as outras meias fora. Parece até exagero, nao é? Mas nao é nao. Essa meia absorve o suor do seu pé, ficando sempre seco e sem chulé. É super confortável e tem uns reforcos especias adequados a cada tipo de uso que voce for fazer: caminhar, correr, escalar. E por causa desses reforcos, ela previne que voce crie bolhas nos seus pés - super recomendo para quem está pensando em fazer o Caminho de Santiago ou que goste de correr, mesmo que seja na esteira. Todas as vezes que eu vou a REI, eu saio de lá com 1 ou 2 pares novos, virou vício - também já falei aqui o quanto sou friorenta, né?

Uma coisa que me incomoda usar é meia-calca. Tem sempre uma hora do dia que ela já saiu do lugar e está machucando meus dedos. Se estou de saia com os pés aparecendo, nao tem muito jeito, a nao ser que a meia calca seja bem opaca e grossa, e que nao apareca a meia de pezinho por dentro da meia-calca.  Só que no inverno glacial eu normalmente calco botas de cano longo, com uma legging - também da Smartwool - e meias por cima. De acordo com o frio, a bota recebe uma palmilha térmica, para isolar meu pé do frio do chao. Como essa bota é da Arezzo, quando cheguei aqui mandei colocar uma sola de borracha anti-derrapante, o que também é mais uma camada isolante, e ela é um número maior do que o meu pé, para caber mais meias.  Lembram-se do princípio contra casacos e luvas de couro? Pois é, a mesma coisa nos pés.

Comprei também no Rio, na Loja de Inverno, dois pares de botas de couro forradas de pelo de carneiro, que sao as que uso mais no dia-a-dia congelante. Uma tamanho 36 e a outra 37, que uso com mais ou menos meias, de acordo com o frio lá fora.

Eu nunca achei sapatos "normais" insulados, como essas botas da Loja de Inverno. Todos os que encontro sao de lojas de artigos esportivos e muito feios. Só uma vez na Itália vi a irma de uma amiga com um scarpin lindo, com aparencia normal, mas na verdade era forrado de pelos, e depois coberto de forro de cetim, ninguém dizia que fosse tao quente. Mas perdi o contato da tal loja e tio google nunca me ajudou nessa, só sei que é de uma fábrica perto de Milao.

UGGly demais! Uggh.


Aquelas tais UGGly boots protegem os pes do frio entao, para quem gosta, va em frente. O importante é nao sentir frio.  EU nao uso. Mesmo sendo super confortáveis, tenho meus limites e nao encaro uma coisa horrorosa dessas nos meus pes nem se fosse amarrada! Existem opcoes tao confortaveis quanto e menos ridiculas.


Aff, cansei de escrever. Sei que tem mais coisas para colocar aqui, ainda nao falei dos gorros e chapéus, mas fica pra uma revisao do post nos próximos dias. Espero que esta série esteja sendo útil, ao menos para guardar e usar na próxima viagem.

***

2 comentários:

Ju disse...

Eu adoro minhas Uggs! Tenho so tres pares, kkkkkkk.... Pra mim, nada melhor, ate pq, tenho meio aversão a salto, neam?!

Beijos!

Vicky MundoAfora disse...

LOL Ai prima, UGG eu não encaro não. Posso estar com a roupa mais linda do mundo que me sinto de pijama com isso nos pés. Ganhei do Gerald uma bota da North Face que é linda, quentinha e confortável. Se você for na REI vai encontrar várias botas melhores e mais confortáveis do que as UGGly. Aquilo dá suporte aos pés? Só de pensar no frio de Chicago eu congelo ainda mais!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin