Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eu Sempre Me Amarrei

Desde quando eu tinha uns 16, 17 anos que eu sou adepta de qualquer coisa enrolada no meu pescoco (sem baixarias, por favor!). Engracado é que colares me incomodam, mas lencos e echarpes sao a minha paixao. Se enquanto morava no Rio todos esses panos eram apenas acessórios para modificar meus looks simplezinhos, quando mudei para a Europa a coisa mudou de figura, e tecidos. Em todo caso, essas amarracoes sempre foram minha marca registrada, e sempre tem alguém me presenteando com lencos, cachecóis, echarpes, em todos os hemisférios. Sao sempre bem vindos, acho que é o tipo de coisa que nunca é demais no armário. Podem me dar sempre, nao se acanhem.


(as fotos acima estao uma bagunca, mas dá para voces terem uma idéia do que estou falando)

Acredito que esse hábito deve ter alguma explicacao na neurose de frio que sempre foi a marca registrada da minha família em NITERÓI (isso mesmo, no Rio de Janeiro, a beira da praia). Sempre lembro que a minha mae, na hora de dormir, enrolava uma fralda de pano com alcoól no meu pescoco todas as vezes que eu tinha tosse. E isso me acalmava mesmo. Talvez seja a versao "comfort clothing" familiar. No entanto, essa mesma mae zelosa, num ápice de criatividade e cuidados extremos, deu origem a uma famosa piada interna, da qual eu mesma fui a protagonista: verao, década de 70 (nao lembro quando), meu tio vai levar todos os primos juntos para a praia. Quando ele chega no meu portao, eu pronta de biquini carregando meu baldinho de areia, minha mae vem correndo aflita com o meu poncho vermelho nas maos. Ela me entrega aquela preciosidade e diz: na praia venta muito, entao mantenha o capuz na cabeca para nao pegar um resfriado. Menininha obediente que eu era, assim eu fiz. E nao tem um único primo que nao se lembre disso até hoje, principalmente nas horas mais impróprias.

Tudo isso para chegar onde o post mais me interessa. Como eu tenho uma colecao de várias formas, tecidos, tamanhos e caimentos, eu estou sempre colecionando sugestoes de amarracoes diferentes - bendita internet! E precisava de um lugar mais "a mao" para manter os vídeos que eu gosto. Portanto, esse post é para mim mesma. Que me desculpem aqueles que acham lencos uma chatice. Aqui vao alguns dos vídeos que eu gosto, para retornar sempre que precisar.













Para os que gostam, divirtam-se!

***

sábado, 21 de maio de 2011

Para as Fashionistas de Plantao

Quem dá mais?





Calma que tem para todo mundo!!!!! Nao precisa correr. Ou será que tem mais de uma pessoa interessada nesse chapéu?


Pasmem! Tem dois lances...

Para quem estiver interessado, ainda dá tempo, até as 16:30 de domingo, horário de Brasília.

***

Update 18:30 - Pois é, né? Já foi vendido pela bagatela de £81,100. Mas nao fiquem tristes nao. Este era so o original. No eBay agora pode-se encontrar várias réplicas por precos mais convidativos, é so checar a lista abaixo...


***

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Heranca da Ditadura

Eis aqui mais um legado do que esses GRANDES militares fizeram pelo nosso país.



Eu sinto vergonha alheia quando vejo gente desinformada falando bem desses canalhas. A Educacao no Brasil foi desmantelada, escolas foram sucateadas e os professores sao humilhados com esses salários de fome.  Que país é esse onde virar professor é a opcao dos que tem falta de opcoes? E ainda tem os alunos que nao recebem educacao alguma em casa e vao a escola para infernizar os professores e atrapalhar os estudiosos, com a conivencia dos pais, que proíbem que seus filhos mal-educados sejam punidos ou repitam de ano.

O país está com as suas prioridades invertidas, o governo tem muita culpa, mas a populacao também é omissa.

***

quarta-feira, 11 de maio de 2011

David Goldman e seu Amor de Pai

Lancado este mes, no dia das maes, o livro  de David Goldman "A Father's Love: One Man's Unrelenting Battle to Bring His Abducted Son Home" (traducao minha - Amor de Pai: A Incansável Batalha de Um Homem Para Trazer Seu Filho Sequestrado de Volta Para Casa), ainda nao disponível em portugues.  O livro pode ser comprado na Amazon, clicando no link abaixo:



David espera, com esse livro, dar um alento a outros pais que tenham tido seus filhos sequestrados, mostrando que mesmo quando se deparam com uma justica moralmente corrupta e advogados sem escrúpulos, os pais nunca devem desistir de seus filhos. Aqui  seguem os links de programas americanos (sorry, sem legendas) para quem quiser ver o que foi falado por esses dias na imprensa daqui.

Programa Today:






E programa Dateline - para quem já assistiu o do ano passado, pode comecar a assistir a partir da parte 5:


Muita saúde e paz a David e Sean Goldman. Que sejam muito felizes e que Sean se recupere, livre de traumas da alienacao parental sofrida em todos esses anos no Brasil.

***



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tenha um Gato

Diga nao a campanhas veladas para disseminacao da ignorancia.

Gatos sao lindos, limpos, carinhosos, afáveis e companheiros. Quem diz o contrário, nunca teve um gato na vida. Cuidado para nao se contaminar de ignorancia humana.

A toxoplasmose é muito comum, sendo causada por contaminacao do protozoário Toxoplasma Gondi - chances sao que voce já foi contaminada e nem sabe. A maioria da populacao já foi contaminada em algum ponto da vida, e apresenta anticorpus. Faca  um exame de sangue para esclarecer isso. Se voce já teve, o seu exame deu positivo (apresentando anticorpus IgG que é o marcador da imunidade ao parasita) e voce nao tem com o que se preocupar pois a contaminacao só ocorre uma vez na vida. E o perigo é só se a gestante se contamina DURANTE a gravidez.

Para prevenir doencas, caso ainda esteja insegura:

  • GATO LIVRE DO PARASITA NAO TRANSMITE TOXOPLAMOSE. Portanto, mantenha seu gato saudável e num ambiente limpo. Leve periodicamente ao veterinário; 
  • nao manipule a caixa de areia do bichano, caso nao possa evitar, use luvas;
  • use luvas para fazer jardinagem;
  • nao coloque a mao suja na boca;
  • lave as maos sempre depois de brincar ou tocar QUALQUER ANIMAL, ao chegar da rua, depois de uma secao no computador, antes das refeicoes, depois de usar o banheiro, ao manipular carne crua, etc.
  • desinfete a tábua de carne todas as vezes que cortar carne crua sobre ela;
  • nao use a mesma tábua para carnes e vegetais. Em ambos os casos, lave bem o alimento e a tábua, antes e depois de usar.
  • coma somente carne bem passada; 
  • proteja os alimentos do contato com moscas.

Leia também este artigo.




Durante a gravidez 
continue com seu bichano em casa.

***

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Dia Em Que Eu Quase Fiquei Viuva

Fazia tempos que o meu marido vinha reclamando de dores. E eu insistindo para ele ir ao médico. Sabe como é homem: "nao, nao é assim, nao é nada grave, isso passa.". Viajamos, e ele continuava a reclamar das dores durante a viagem. Falei pra ele que eu mesma ia ligar para o médico quando voltássemos, entao ele resolveu ligar enquanto estávamos fora, assim a consulta seria marcada para o dia seguinte a nossa volta.

Chegou o dia da consulta e ele sai de casa bem cedo, umas 8 horas da manha, sem que eu veja, pois nao queria que eu o acompanhasse e presenciasse um diagnóstico grave.  Já era meio-dia e nada dele voltar para casa ou me telefonar. Liguei algumas vezes para o seu celular e nao obtive resposta. As 2 horas da tarde ele entra em casa, branco feito uma cera, com a cara sonolenta, o pé inchado e com uma atadura enorme toda suja de sangue.

- O que houve, meu amor?
- O médico disse que era grave e precisava operar.
- E aí, quando vai ser?
- Ele fez a cirurgia assim que viu meu pé. Por isso cheguei agora. Tinha que dormir depois da anestesia para poder dirigir.
- Mas o que voce tinha no pé, afinal?
- Ele cortou meu dedo fora... Tem que fazer um monte de coisa para fazer agora, tem que tratar, senao eu posso até morrer.
- ???

Pego o pacote com as instrucoes do médico para o pós-operatório porque meu marido nao falava coisa com coisa. Pelo menos chegou vivo em casa, sem bater o carro com aquela soneira toda que estava. E ali eu descobri estarrecida o maior mal da humanidade. A doenca-mae de todas as outras doencas. Terrível. Mortal. Fatal. Fenomenal. A UNHA ENCRAVADA. O médico havia extraído uma unha encravada do pezinho do meu amor. O dedo continuava no mesmo lugar de sempre. E quanto a essa história de morrer de unha encravada, será a proximidade com o México que torna as pessoas mais propensas a dramaticidade das novelas da Televisa?

Esta nao é a unha do meu marido. É uma figura meramente ilustrativa extraída do site  Lose  Weight, Feel Great.
Com a ajuda de Sao Google, viu? NAO É uma mencao ao peso da minha cara metade, por favor.

Fui rezar, agradecer a Deus por sermos nós mulheres que parimos e ficamos menstruadas todo mes, e nao os homens. Já pensou se eles fossem sentir cólicas todos os meses, o que seria das esposas? Eles teriam uma vantagem porém: garanto que todo homem seria dispensado de ir trabalhar por pelo menos uma semana, sempre que estivesse "naqueles dias".
***

terça-feira, 3 de maio de 2011

Participacao no TopBlog 2011

Se voce gosta do blog, ajude na divulgacao através do click no selo do premio TopBlog 2011. E nao deixe de fazer os seus comentários aqui. É muito bom saber o que estao pensando a respeito do que escrevo e poder trocar experiencias. Um abraco, da Vicky.




***

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lara Vilela - Um dos Sucessos do NEPHU

Ligação entre o Nephu e a comunidade da rua Lara Vilela

Há 15 anos, afirma a Prof. Dr. Regina Bienenstein, a associação de moradores da Rua Lara Vilela (no bairro do Ingá, Niterói) procurou o NEPHU, com o pedido de que os auxiliassem na luta pela regularização fundiária, pois o Núcleo já tinha esse trabalho de assistência técnica à comunidade. Primeiro entraram os alunos da disciplina Projetos de Habitação Popular, fazendo os primeiros levantamentos, que tiveram continuidade com as bolsas de extensão e, em 2004, se iniciou uma parceria com a Prefeitura de Niterói, que vigorou até 2007.

Solenidade de entrega dos títulos de posse


Nesse período de parceria com a prefeitura, o Nephu teve condições de fazer todos os projetos de redesenho urbanístico e os projetos de correção de situações de risco geotécnico para então criar os projetos de implantação de cinco moradias. Uma delas foi construída pela prefeitura e parte da solução para evitar o risco de deslizamento foi executado. O projeto de redesenho previa abertura de um trecho de via na parte superior do morro, que foi implantada pela metade.

Após 2007, o Nephu continuou com a parte jurídica e administrativa da regularização fundiária, que é o que culminou com a titulação, agora entre aos moradores, que é uma concessão especial de uso para fins de moradia.


Morador do morro da Rua Lara Vilela
recebe das mãos do reitor o título


Os três moradores, Josuel Gomes da Silva, Carlos Elvan de Figueiredo Silva e Gilson Bonfim Santos do Nascimento, são os que estavam na área da UFF. O morro da Lara Vivela ainda tem 47 famílias vivendo em áreas do INSS e sete em terrenos privados, para os quais o Nephu já entrou com o processo de usucapião e está acompanhando o seu desenrolar.
(nota extraída do site do IACS - UFF)


Eu participei do início desses trabalhos, nos anos 90, coordenando a acao dos estudantes de arquitetura no campo, fazendo o mapeamento da favela e cadastrando os moradores, o que deu base aos estudos preliminares deste projeto. Para quem nao sabe, qualquer acao envolvendo posse de terra, uso e ocupacao do solo, habitacoes de baixa renda, tudo é um trabalho de formiguinha, que demanda muito tempo, acao contra poderosos, ameacas a integridade física daqueles que trabalham no projeto (e tais ameacas nao veem dos moradores da favelas), e muito de educacao e cidadania que é passado e cobrado dos moradores das áreas em questao. Depois do projeto pronto, ainda existem problemas a serem enfrentados muitas vezes pelos orgaos responsáveis pela execucao dos projetos, nao querem fazer exatamente como foi acordado a princípio, etc. É uma batalha constante, até que algum resultado seja alcancado e tudo isso leva anos para ser concluído. O principal é: sem o apoio dos governos, muito pouco pode ser feito.

O Brasil é um país lindo, solucoes para os problemas que enfrentamos existem, mas a mentalidade do poder ainda é medieval. Precisamos sair do feudalismo.

***


domingo, 1 de maio de 2011

NEPHU - Niteroi Precisa do Seu Socorro

Ler a notícia Niterói tem déficit habitacional de 20 mil moradias - Bairros.com: O Globo me deixa extremamente irritada, pena que nao me cause surpresa. Ou alguém esperava uma atitude diferente da prefeitura? Contratar gaúchos para pensar o planejamento urbano de Niterói, no Rio de Janeiro? Gente que nunca esteve lá, nao conhece nossa realidade, nao tem contatos com liderancas locais, nao sabe da nossa história, nada.


Ridícula a iniciativa quando existe em Niterói o NEPHU - Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos, na UFF, com todo o mapeamento da cidade e vários projetos prontos para a solucao de moradias de baixa renda em vários pontos da cidade. E tudo feito por quem mora na cidade e tem o maior interesse em ver a situacao resolvida.  Eu já falei sobre o NEPHU em outro post aqui.  Regina Bienenstein é reconhecida inclusive pela própria prefeitura de Niterói como uma das maiores autoridades em planejamento urbano e habitacao do Brasil.  E mesmo assim os governos municipais e estaduais sempre ignoram qualquer proposta para a solucao dos problemas urbanos mais graves e urgentes.


Regina Bienenstein, reitor Roberto Salles e Vinícius de Moraes Neto


O NEPHU comecou a partir de um apelo de moradores da Favela do Gato, em Sao Goncalo, RJ, em 1982. Situada as margens da Baía de Guanabara, uma pequena comunidade de pescadores estava sendo ameacada de ser removida pelo governo federal - e assim deixando a maioria das famílias sem direito a continuar seu trabalho com a pesca e sem moradia. Em plena ditadura militar, iniciou-se o que parecia impossível, um trabalho conjunto que convencesse o governo a mudar o tracado da estrada Niterói-Manilha, de forma a manter aquelas pessoas no seu lugar de origem e de trabalho. Esses pescadores foram a UFF pedir ajuda nas Faculdades de Arquitetura e Engenharia, e alguns professores se mobilizaram. Assim nasceu um trabalho maravilhoso, reconhecido nao só por comunidades locais, mas também internacionalmente

O NEPHU conta com o apoio de várias comunidades carentes e seus líderes, e acesso a esses lugares, além do reconhecimento das populacoes locais, o que facilita e muito qualquer tipo de intervencao governamental. A contratacao de "forasteiros" para um plano habitacional só mostra a falta de intencao da prefeitura em resolver da melhor forma para a populacao-alvo.  
Lamentável.


Muitos desses projetos já existem há muitos anos, feitos a pedido de comunidades que reconhecem o comprometimento da equipe da UFF em resolver questoes visando o bem-estar da populacao.  Populacao essa que é tratada  com respeito pela Universidade, todas as suas reivindicacoes e críticas sao ouvidas e levadas em consideracao no andamento dos projetos. Todas as suas dúvidas sao esclarecidas, nada é feito sem o consentimento dos moradores envolvidos nos projetos.  Há projetos de moradias de baixo custo, projetos de  eliminacao de risco, reflorestamento para contencao de encostas, entre muitos outros, e tudo isso sempre foi desprezado pela prefeitura e pelo governo do estado - nao raro, os próprios contratantes dessas pesquisas. 


As solucoes existem e muitas vezes a baixo custo. No entanto, o poder público nao está interessado, é um trabalho que nao rende votos, nao traz visibilidade "no asfalto". Vao ao Rio Grande do Sul, acompanhados de fanfarras, contratar gente que precisa primeiro saber onde fica Niterói, para depois fazer um projeto de gabinete, com precos super faturados, expulsando moradores das áreas de interesse da especulacao imobiliária, juntando famílias em cubículos de 20m2 e chamando isso de habitacao popular.


Já vi esse filme antes. Nao apoio e nao gosto. Eu sei como termina.


Regina, FAMNIT, será que ainda podemos fazer alguma coisa por Niterói?  Precisamos de voces!


***

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin