Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tenha um Gato

Diga nao a campanhas veladas para disseminacao da ignorancia.

Gatos sao lindos, limpos, carinhosos, afáveis e companheiros. Quem diz o contrário, nunca teve um gato na vida. Cuidado para nao se contaminar de ignorancia humana.

A toxoplasmose é muito comum, sendo causada por contaminacao do protozoário Toxoplasma Gondi - chances sao que voce já foi contaminada e nem sabe. A maioria da populacao já foi contaminada em algum ponto da vida, e apresenta anticorpus. Faca  um exame de sangue para esclarecer isso. Se voce já teve, o seu exame deu positivo (apresentando anticorpus IgG que é o marcador da imunidade ao parasita) e voce nao tem com o que se preocupar pois a contaminacao só ocorre uma vez na vida. E o perigo é só se a gestante se contamina DURANTE a gravidez.

Para prevenir doencas, caso ainda esteja insegura:

  • GATO LIVRE DO PARASITA NAO TRANSMITE TOXOPLAMOSE. Portanto, mantenha seu gato saudável e num ambiente limpo. Leve periodicamente ao veterinário; 
  • nao manipule a caixa de areia do bichano, caso nao possa evitar, use luvas;
  • use luvas para fazer jardinagem;
  • nao coloque a mao suja na boca;
  • lave as maos sempre depois de brincar ou tocar QUALQUER ANIMAL, ao chegar da rua, depois de uma secao no computador, antes das refeicoes, depois de usar o banheiro, ao manipular carne crua, etc.
  • desinfete a tábua de carne todas as vezes que cortar carne crua sobre ela;
  • nao use a mesma tábua para carnes e vegetais. Em ambos os casos, lave bem o alimento e a tábua, antes e depois de usar.
  • coma somente carne bem passada; 
  • proteja os alimentos do contato com moscas.

Leia também este artigo.




Durante a gravidez 
continue com seu bichano em casa.

***

2 comentários:

Lau Milesi disse...

Faço coro com você, Vicky. Esclarecedor seu post.E muito! Amo gatos, eles são amiguinhos, excelentes companhias, "na deles", uma personalidade peculiar, "falam"... e só nos fazem bem. Evidente que necessitam de cuidados e carinho.Mas isso faz parte de quem se doa, é obrigação nossa.
A gatinha da minha netinha gringuinha sumiu há alguns meses.Você não imagina a tristeza. A maior suspeita cai sobre coiotes, que você sabe que são comuns por lá. Até hoje a minha filha recebe telefonemas da vizinhança dizendo que acharam uma gatinha pretinha.(Eles colocaram anúncio nos jornais locais e nas rádios). E aí correm eles na esperança de ser a Magali. Mas que nada... Há cerca de dois meses chegou a microcefálica Carly Rosey para ficar no lugar da Magali e trazer mais alegria à familia.
Gatos, muitas vezes, são melhores companhias do que os ditos "humanos" (aspeado mesmo).[rs]
Um beijo .

Vicky disse...

Lau, sabe de uma coisa? Um gato nao substitui outro, eles sao tao diferentes. Voce passa a amar o novo companheiro, mas fica sempre a saudade do que já foi. Eu sei muito bem que dor é essa e me solidarizo com a sua netinha.

Coiote é uma praga mesmo, nem cachorro de médio porte tá livre dessa ameaca. Em desenho animado (papa-léguas) a gente cresce achando que coiote é um bichao enorme, mas é um cachorro selvagem, muito agressivo, e a maioria é do tamanho de um poodle grande.

Andando pelo mundo e aprendendo...

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin