Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2009

E o Fish and Chips nosso de cada dia

Nos dai hoje...



Delícia!
Recebi algumas mensagens perguntando sobre como escolher o fish and chips, por isso aqui vao umas dicas para nao ficar com gosto de maresia na boca:
  • Normalmente as opcoes sao hadock ou cod. Hadock é um peixe cheio de frescuras no Brasil, caro que te fura os bolsos. Aqui, é só mais uma sardinha, nao se esqueca que estamos num ilha cercada de água por todos os lados. Cod talvez seja o que mais aguce a curiosidade dos brasileiros, é o bacalhau fresco, e o peixe mais ordinário e barato que se pode comprar. Qualquer um dos dois, eu acho uma delícia igual.
  • Aqueles que vc compra em lojinhas de indiano, tipo KFC genérico, sao o supra sumo do colesterol, é na verdade uma gordura com lembranca de peixe.
  • Na lanchonete de ingles - que eles chamam de grease spoon - as batatas sao horrorosas, grossas, engorduradas, moles e cruas. Tem quem goste. É o preferido dos blue colars e chavs.
  • A tal história de que fish and chips sao embrulhados em jornal nos grease spoons é mentira. Eles sao embrulhados em PAPEL JORNAL o que é muito diferente. E nao vejo o porque do espanto, já que tudo em padarias no Brasil também é embrulhado com papel jornal.
  • Prefira entrar num pub e pedir o seu fish and chips (como o da foto, que é de um pub em Hammersmith). Quanto mais longe da área de turistas, melhor o resultado. Podem vir acompanhados de pure de ervilha (mushed peas) ou salada, ou nada.
  • Mas se voce quiser fazer do seu Fish and Chips uma experiencia gastronomica, vai em Notting Hill, numa ruazinha atrás do Gate Cinema. Tem uma casinha de esquina, envidracada, pintada de azul por fora, que é o melhor fish and chips que voce pode comer em toda Inglaterra, com certeza absoluta. Eles tem menu de peixes e te indicam o peixe do dia, qual o mais fresco e qual será a diferenca entre as várias opcoes. (Update 11/03/11: foi com um frio na espinha que soube que o meu fish and chips preferido, antes um family restaurant, foi vendido para uma rede que já apareceu com aquela história de "restaurar a glória perdida" do restaurante. A notícia está no website ilustrado por um prato mixuruca com a menor porcao de fish and chips que já vi na vida. Nao moro mais em Londres, entao nao posso ir conferir, e também nao posso garantir que continua maravilhoso. Quase certeza que nao.)
  • Para os escravos da taxa de colesterol, como eu, tem a solucao tabajara, que eu faco em casa. Compro meu breaded cod (bacalhau fresco a milanesa) congelado no mercado, e batata frita também congelada. Meto tudo no forno, sem uma gota de óleo a mais. Leva mais ou menos meia hora para tudo ficar pronto porque eu e o marido preferimos tudo crocante. De gordura ainda está cheio, mas só de nao ter feito da frigideira uma bacia de óleo, ja deve ter diminuido esse teor de gordura em mil por cento.
Sem falar que quando como em casa, acompanha uma salada de alface e rúcula com azeite e vinagre balsamico. Depois que termino, uma chícara de chá branco - que eu sempre tomo, principalmente quando como coisas gordurosas.
***

7 comentários:

Ana Frost disse...

Oi Vicky!
Qual a tua dica pra saborear um bom "fish and chips" em Londres?
:-)
Thanks!
Ana

Vicky MundoAfora disse...

Ana, comecei a responder, mas saiu uma resposta tao comprida que resolvi fazer uma adicao ao post. Espero que seja útil! :D

Zilda Santiago disse...

Valeu Vicky!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Beijo no coração.

Ana Frost disse...

:-) Adorei!
Thanks lot

Vicky MundoAfora disse...

ahahahahahahahahaha Nao há de que! Disponha!

Vicky MundoAfora disse...

Nunca pensei que um fish and chips fizesse tanta falta...

Vicky MundoAfora disse...

Marcelo Roriz, que perguntou sobre o endereco do fish and chips de Notting Hill:
Tem um link no texto, tá em cor diferente. Clica em "melhor fish and chips que voce pode comer em toda Inglaterra", que irá abrir o link do restaurante.

E mesmo se voce for lá, nao tem erro. A "rua" é um bequinho sem saída, com só 3 ou 4 casas comerciais. Nao tem erro.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin