Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

No Caminho Para o Aeroporto

No Caminho Para o Aeroporto - Chegando ou Saindo

Lendo random blogs pela internet, esbarrei no Viaje na Viagem com dicas sobre o que vestir no hemisferio norte durante uma viagem curta. Uma das duvidas nos comentarios era sobre como se vestir no caminho para o aeroporto, quando o destino eh gelado, mas a origem eh o Brasil 40 graus. Digo que o inverso, sair do gelo em direcao ao verao brasileiro, tambem eh um drama. A solucao que eu encontrei eh o objetivo desse post.

As dicas oferecidas pelo Ricardo Freire, do referido blog, sao para turistas que nao querem investir em equipamento adequado ao inverno rigoroso. Sao conceitos opostos, vestir-se a turismo e vestir-se no local de moradia. Passar frio para parecer "mais bonito" eh coisa de turista que quer tirar fotos bonitas, mas nao eh pratico para quem precisa viver o dia a dia em baixas temperaturas. Eu passei muito frio nos meus primeiros anos vivendo na Europa por seguir tal tipo de conselho. O frio soh ficou mais suportavel quando comecei a seguir as dicas de gente local, que nasceu no frio.  Se voce mora nas zonas geladas do globo, ou quer investir em roupas adequadas para varias viagens, eh melhor ler as dicas que eu ja compilei aqui.

Frio nao existe. 
O que existe eh roupa inadequada ao clima.

Para quem se recusa a usar um casacao estilo Michelin, sinto muito mas a unica alternativa de protecao termica equivalente eh usar um casaco de pele (real ou sintetico). Nao estou entrando no merito da falta de "verdura" em se usar um casaco de pele, ate porque os meus sao sinteticos. So estou falando em protecao contra o frio. Casacos de la ou cashmere sao lindos mas, alem de serem muito pesados, nao oferecem isolamento termico otimo para baixas temperaturas de inverno, sao mais adequados ao outono/primavera.

Eh impossivel fugir das varias camadas de roupas quando se fala em frio rigoroso. O que varia eh a quantidade e a qualidade das suas camadas. Use os tecidos corretos, e voce podera usar menos camadas e andar mais leve. E essas mesmas camadas "corretas" farao o translado ate o aeroporto mais confortavel. Eu mesma ja passei por esta situacao varias vezes: Viajar para o Brasil entre abril e setembro eh um sonho que so consegui realizar uma vez, e a unica em que a viagem foi realmente confortavel, porque o inverno no Rio de Janeiro tem a mesma temperatura do verao europeu, ou ao menos, do verao ingles.

Eu sinto muito frio, sempre fui assim. Eh lenda e piada na familia o dia que minha mae me vestiu com um poncho sobre o biquini, para ir a praia com meus tios, durante um janeiro qualquer da decada de 70. Hoje minha mae desmente com veemencia, mas tenho todos os primos sacanas como testemunhas. Durmo coberta ateh mesmo no verao, entao, me considerem um caso extremo e adaptem o conceito de vestimenta ao seu proprio grau de friagem interna.

Volto a insistir no valor da la merino e cashmere 
- para camadas intermediarias.

Camisetas e ceroulas (leggings, para as mais frescas) de la merino tem aparencia, textura e conforto de pecas de algodao, mas com a protecao termica da la que regula a temperatura do corpo enquanto permite a evaporacao da humidade da pele. Gostosa no inverno e no verao. Eh o ideal para quem mora no frio, nao vivo sem minhas Smartwool, nunca mais senti frio depois que as descobri . Quem mora no Brasil e nao quer gastar muito com roupas para viagem, use os mesmos tipos de pecas, porem em tecidos proprios para fazer ginastica. Aqueles tecidos sinteticos tem propriedades termicas semelhantes a la porem, sem o mesmo custo e nao tao eficientes. E o importante eh usar algo que seja colado na pele, como primeira camada e que nao seja de algodao. Se alguem quiser lhe vender "roupas termicas" cuja descricao na etiqueta diz 100% algodao, saia correndo. O algodao ira aumentar sua sensacao de frio. Ate o velho truque de usar meia calca cortada como top, eh mais indicado na hora do sufoco no frio intenso.

Na minha lista de objetos do desejo para esse Natal, nova jaqueta Smartwool -  aquece sem pesar.


No Caminho para o aeroporto - 
Quando saio de casa, visto uma camiseta de la merino, uma calca confortavel (que obviamente nao eh jeans) e a bota que usarei quando chegar ao meu destino, com ou sem meia, dependendo do calor. Jah no aeroporto, visto uma legging de la por baixo da calca, coloco meias grossas, e um pullover por cima da camiseta. Nas maos carrego um cardiga de cashmere e o casacao de inverno. Na bagagem de mao tem um cachecol de cashmere, uma boina ou gorro, outra meia mais poderosa do que a dos pes, e luvas. Dentro do aviao eu sempre congelo, assim, acabo vestindo quase tudo ali mesmo.

Visto muita roupa no aeroporto e sinto sim um pouco de calor, mas por pouco tempo. Primeiro porque os aeroportos sao sempre frios, e depois os avioes sao congelantes. Porem, o principal motivo eh porque os banheiros dos avioes sao nojentos, e eu nao teria nem tempo para vestir isso tudo com calma, durante o voo.

Nao recomendo meias calcas porque machucarao seus pes durante o trajeto. Experiencia propria. Se voce estiver de legging e meias eh facil ajustar algo que esteja incomodando.

Se o voo for no sentido Geladeira - Forno soh precisa seguir na ordem inversa, e ir retirando as pecas conforme o avancar da viagem. Sinto muito se desapontei, mas nao tem como escapar da sindrome da cebola durante viagens entre estacoes e hemisferios opostos.

***

Alguns links dos produtos citados ou semelhantes, para ilustrar:

  


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sao Judas Tadeu

Nao custa lembrar, essa eh a semana da novena de Sao Judas Tadeu. A grande festa eh no domingo, dia 28 de outubro. Entao, para quem quiser praticar o ingles, aqui vai um video com a novena deste ano, direto da Basilica de Sao Judas, em Chicago, EUA.



Sao Judas Tadeu, rogai por nos que recorremos a vos.

***

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Politica e TV Fora do Brasil

Politica e TV Fora do Brasil

Ja ha algum tempo eu tenho andado bem enjoada das coisas, por um milhao de motivos. Dentre esses, a falta de uma vida ativa, como sempre tive, pois ainda nao tenho permissao para trabalhar. Adoro cuidar da minha casa mas, ser dona de casa em tempo integral eh invencao do demo! Nao consigo pensar em pior ocupacao, principalmente porque dependendo da familia que voce tem, trabalha feito um burro de carga o dia inteiro, e quando para, parece que nada foi feito. Da um desanimo... Enfim, bom proveito para quem gosta, mas viver as custas de marido, pra mim, eh penitencia, e nao, meio de vida. Alem de que, sempre tive a impressao de conseguir fazer muito mais dentro de casa quando saio para trabalhar e volto tarde da noite, para ainda preparar janta e colocar roupa na maquina.

Por essas e outras que por muito tempo andei afastada de coisas que sempre gostei, e agora tenho procurado me envolver novamente com o que me agrada. Ja que nao saio para trabalhar, faco a minha rotina enviesada, ja sempre fui muito mais coruja do que cotovia: durmo ate tarde, tomo cafe da manha quando eh quase hora da janta, arrumo cozinha e cozinho depois que ja escureceu, coloco roupa na maquina de madrugada, e assisto os melhores programas na televisao durante a madrugada. Vou dormir 6 ou 7 da manha. Na Inglaterra eu tinha a BBC para assistir. Aqui, tenho a PBS, com varios programas bons, e os principais, nao por acaso, sao producoes da BBC. E essa programacao tem me ajudado a me reconectar comigo mesma.

Quase de manha, assisto a ME TV, um canal que soh tem series de televisao do tempo do onca. Sao varios programas que nunca vi no Brasil e hoje sao meus favoritos, como The Odd Couple, Family Affairs e The Beverly Hillbillies, e alguns outros que passavam quando eu era crianca demais para apreciar, Mission Impossible, Mash, Kojak. Na PBS tem um programa de culinaria que eh uma maravilha, com o Jacques Pepin, todos os seus pratos parecem deliciosos. O unico programa onde o chef sabe a diferenca entre sal e acucar, mesmo sendo um frances. Porem, o melhor de tudo, sao os programas que abordam assuntos que sao a minha essencia, onde eu consigo recuperar o que sempre fui : Historia, Politica, Classicos da Literatura, programacao da Metropolitan Opera/NY, sao meus preferidos.

Esses ultimos dias eu comecei a prestar atencao nas eleicoes americanas. Politica sempre foi essencial na minha vida, analise de comportamento e discursos de candidatos, historia politica, eu vou as nuvens. Nunca havia me interessado pelas noticias politicas dos EUA porque nunca pensei em vir para ca, e nem fazia parte das minhas futuras intencoes de pesquisa (eu nao sou Cientista Politica a toa, ne? Se estudei tanto eh porque gosto muito). Agora, ja que estou morando aqui, tenho que saber o que se passa. E estou fascinada pelos debates que tenho assistido na televisao. Nao me lembro de ter assistido embates tao interessantes no Brasil.

Gosto de perceber as contradicoes nos discursos, as inconsistencias, as estrategias de defesa. Gosto das coisas que o Romney fala, mas nao consigo acreditar nele. Barack Obama eh um pessimo orador de improviso, ele faz boa figura declamando algo que decorou e estudou previamente, mas quando confrontado com perguntas que nao o deixam confortavel, a estrategia dele eh dizer que o oponente nao sabe o que fala. Se voce nao estiver tomando partido de nenhum dos lados, eh facil perceber essas armadilhas e estrategias de discurso, mas quando voce eh claque dos partidos, eh claro que vai dizer que o seu candidato eh o melhor estrategista. Na verdade, o discurso-espetaculo nao eh o verdadeiro conteudo, eh uma arma para impressionar indecisos, o conteudo deve estar presente de forma mais clara nos programas de campanha. E mesmo assim, nao tem como exigir que sejam postos em pratica depois das eleicoes, a nao ser que voce seja interessado o suficiente, para estudar a situacao e nao votar novamente baseados somente nas palavras ditas.

Agora me diz, quem no Brasil se da ao trabalho de investigar essas coisas (alem dos academicos, claro)? Aqui tambem nao, mas pelo menos os debates nao sao tao superficiais, e a investigacao eh mais facil e acessivel para o eleitor comum.



***

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin