Na entrada de qualquer parque tem uma placa avisando sobre risco de fogo naquele dia, baseado em temperatura e humidade relativa do ar. Eu nunca havia morado num lugar tao seco. Hoje nao podemos fazer caminhadas ou jogging no parque florestal aqui perto pois ele está completamente fechado a visitacao. Motivo? Altíssimo risco de queimadas, uma faísca que saia do tenis rocando a areia, de um pneu de bicicleta pode comecar um incendio de grandes proporcoes.
O risco que mais me amedronta é o fogo em torno do Laboratório de Los Alamos, onde sao desenvolvidas as armas nucleares americanas. Se alguma coisa acontece com aquele laboratório, este estado inteiro pode sumir para sempre do mapa terrestre. A floresta de Los Alamos é daquela foto no título do blog, onde costumo ir fazer snow shoeing com meu marido. É claro que o laboratório já foi construido pensando em todas as contingencias, já que as queimadas de grandes proporcoes sao periódicas por esses lados. Infelizmente, na grande maioria dos casos, causadas por descuido humano. O presente fogo comecou com uma fogueira esquecida por algumas pessoas que acampavam no local.
Fogo em Los Alamos. Laboratório Nacional ao fundo. |
A situacao se agrava com a chegada do 4 de Julho. Muita gente acha que a única forma de comemorar o dia da independencia é soltando fogos. O ironico da história é que os fogos nao sao proibidos nessa regiao, nem em casos extremos como o que estamos vivendo agora. Vai ter muito idiota soltando fogos e queimando mais um pouco do Novo México amanha, podem ter certeza. Nem o fato do Novo México ser a terra natal do Smokey Bear ajuda a conscientizar os idiotas - cuidado, eles estao por toda parte.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário