Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ser Cristao também é verde

Quer fazer uma boa acao mas nao sabe como? Qualquer coisa que voce faca pensando em como suas acoes podem afetar os outros positivamente é uma boa acao. Economizar é um ato cristao, temos muito desperdício no dia a dia, como se as riquezas viessem de fontes inesgotáveis. Estamos correndo o perigo de até faltar água potável para bebermos. Em muitos países a falta d'água é uma realidade. Várias coisas podem ser feitas na nossa vida diária tendo os outros e o planeta como foco. Coletei algumas dicas do blog Fruicao e Escrita, do Dr. Luis Ramos:

"Em GERAL:

-Plante uma árvore! Ajude a alcançar a meta da Campanha 7 bilhões de árvores do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (PNUMA). Visite o site www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese para maiores informações.

-Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.

-Recicle, Reduza e Reutilize!

EM CASA:

-Todos sabemos (mas muitos de nós esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.

- Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis ao invés de descartáveis ajudam muito na redução de resíduos.

-Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.

-Compre bebidas em garrafas reutilizáveis, ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.

-Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, ao invés de usar folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.

-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos e desligue carregadores pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.


NO CAMINHO:

-Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.

-Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir a sua pegada de carbono é evitar dirigir automóveis. Em vez disso, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.

-Se você não tem outra escolha senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus cheios à pressão correta.

-Se você é um dos privilegiados com trechos estáveis de estrada no seu caminho para o trabalho, use o piloto automático, uma vez que economiza combustível e também ajuda a manter uma velocidade constante.

-Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se você for ficar parado por um período longo.

-Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente diminui a sua kilometragem. Por isso, se você quiser economizar combustível e ajudar a salvar o planeta enquanto você está nele, acelere gradualmente.


NO TRABALHO:

-Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou isopores não-biodegradáveis.

-Deixe um copo e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

-Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

-Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

-Quando for imprimir, imprima frente e verso.

-A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.

-Reduza as emissões de carbono do seu escritório, formatando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os no final do dia.

-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência que não estão sendo utilizados.

-Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.


APÓS UM LONGO DIA:

-Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

-Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

-Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

- Ah! E plante uma árvore!"

E aqui incluo um hábito que eu adquiri: Todas essas coisas que ficam ligadas em stand-by - som, tv, dvd - ligue tudo numa mesma extensao e na hora de dormir terá só um fio para desligar da tomada. Ainda estará protegido contra descargas elétricas em dia de tempestade com muitos raios. O efeito colateral disso será uma conta de eletricidade MUITO mais baixa.

***

4 comentários:

Carlos, um jeito tabajara de ver a vida disse...

Vicky, eu sou um baita de um cristão. Já pensei até em seguir uma carreira religiosa. Entretanto, mesmo sendo um defensor ardoroso do meio ambiente, ainda acho que nós, humanos, é que estamos precisando de uma salvaçãozinha, e urgente. É o que estou tentando fazer no momento, me salvar.

Abraço!!!!!!

Barreto disse...

Vicky, se cada um pensar nisso, certamente o mundo será outro.
No Brasil eu nao vi nenhuma política para coleta de lixo, apenas vi pessoas procurando o que reciclável para vender.
Aqui onde eu trabalho, temos que separar todo o lixo, sendo que os plásticos provenientes de industrias alimenticias, devem ser lavados e separados.
Nao custa muito, basta boa vontade.

Você quer saber onde retiro as mensagens e como luz é algo que nao se deve apagar, aí segue a página. Ela é espírita: http://www.consolador.com.br/textos.php?categoria=contos

Fique com Deus

Bernardo Miranda disse...

qUERIDA vICKY...
goatria muito que vc soubesse que também adoro e curto muito passear mundo a fora pelo teu blog, que, a cada dia que passa, tá mais gostoso de acompanhar...
apesar de, muitas vezes não deixar comentários, tenho adorado cada post!!!
Parabéns
e estamos super juntos,
um beijo grande em vc, no marido, na família e amigos!

Lau Milesi disse...

Bela blogada, Vicky. Excelente post do Luiz Ramos!!! Eu costumo seguir algumas dessas regras e me policio muito em relação ao desperdício de água. Isso me preocupa... e muito.Me preocupo com o futuro dos meus netos e das crianças de uma maneira geral. E falando em netos, interessante...eu repliquei seu comentário no meu blog(obrigada pela visita)e citei o Arizona. Quando chego aqui vejo essa foto maravilhosa do deserto do Arizona. Minha primeira neta, Giuliana, nasceu em Phoenix, no Arizona.

Um beijo e vamos colocar nossa Comunidade no topo.rs

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin