Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

Danca da Chuva Urgente - Procura-se

Precisamos juntar esforcos e fazer uma danca da chuva comunitária aqui nos estados do sudoeste americano. Tenho a impressao de estarem todos pegando fogo. E onde o fogo nao atinge, temos a fumaca das queimadas poluindo nosso ar. O cheirinho de churrasco é permanente, mas nao é oriundo de uma carninha assando no quintal, infelizmente. Parece ironico que a regiao de deserto é onde se concentram o maior número de florestas nos EUA, e todo verao/outono é uma ameca eminente.  Este ano estamos sofrendo com os incendios e a fumaca já a mais de um mes. E sem previsao para acabar. Com o calor do fogo, nem uma chuvinha para aliviar um pouco o trabalho dos bombeiros.

Na entrada de qualquer parque tem uma placa avisando sobre risco de fogo naquele dia, baseado em temperatura e  humidade relativa do ar. Eu nunca havia morado num lugar tao seco. Hoje nao podemos fazer caminhadas ou jogging no parque florestal aqui perto pois ele está completamente fechado a visitacao. Motivo? Altíssimo risco de queimadas, uma faísca que saia do tenis rocando a areia, de um pneu de bicicleta  pode comecar um incendio de grandes proporcoes.



O risco que mais me amedronta é o fogo em torno do Laboratório de Los Alamos, onde sao desenvolvidas as armas nucleares americanas.  Se alguma coisa acontece com aquele laboratório, este estado inteiro pode sumir para sempre do mapa terrestre. A floresta de Los Alamos é daquela foto no título do blog, onde costumo ir fazer snow shoeing com meu marido. É claro que o laboratório já foi construido pensando em todas as contingencias, já que as queimadas de grandes proporcoes sao periódicas por esses lados. Infelizmente, na grande maioria dos casos, causadas por descuido humano. O presente fogo comecou com uma fogueira esquecida por algumas pessoas que acampavam no local.

Fogo em Los Alamos. Laboratório Nacional ao fundo.




A situacao se agrava com a chegada do 4 de Julho.  Muita gente acha que a única forma de comemorar o dia da independencia é soltando fogos.  O ironico da história é que os fogos nao sao proibidos nessa regiao, nem em casos extremos como o que estamos vivendo agora. Vai ter muito idiota soltando fogos e queimando mais um pouco do Novo México amanha, podem ter certeza. Nem o fato do Novo México ser a terra natal do Smokey Bear ajuda a conscientizar os idiotas - cuidado, eles estao por toda parte.


***

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin