"Em GERAL:
-Plante uma árvore! Ajude a alcançar a meta da Campanha 7 bilhões de árvores do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (PNUMA). Visite o site www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese para maiores informações.
-Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.
-Recicle, Reduza e Reutilize!
EM CASA:
-Todos sabemos (mas muitos de nós esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.
- Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis ao invés de descartáveis ajudam muito na redução de resíduos.
-Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.
-Compre bebidas em garrafas reutilizáveis, ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.
-Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, ao invés de usar folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.
-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos e desligue carregadores pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.
NO CAMINHO:
-Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.
-Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir a sua pegada de carbono é evitar dirigir automóveis. Em vez disso, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.
-Se você não tem outra escolha senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus cheios à pressão correta.
-Se você é um dos privilegiados com trechos estáveis de estrada no seu caminho para o trabalho, use o piloto automático, uma vez que economiza combustível e também ajuda a manter uma velocidade constante.
-Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se você for ficar parado por um período longo.
-Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente diminui a sua kilometragem. Por isso, se você quiser economizar combustível e ajudar a salvar o planeta enquanto você está nele, acelere gradualmente.
NO TRABALHO:
-Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou isopores não-biodegradáveis.
-Deixe um copo e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.
-Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.
-Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.
-Quando for imprimir, imprima frente e verso.
-A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.
-Reduza as emissões de carbono do seu escritório, formatando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os no final do dia.
-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência que não estão sendo utilizados.
-Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.
APÓS UM LONGO DIA:
-Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.
-Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.
-Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.
- Ah! E plante uma árvore!"
E aqui incluo um hábito que eu adquiri: Todas essas coisas que ficam ligadas em stand-by - som, tv, dvd - ligue tudo numa mesma extensao e na hora de dormir terá só um fio para desligar da tomada. Ainda estará protegido contra descargas elétricas em dia de tempestade com muitos raios. O efeito colateral disso será uma conta de eletricidade MUITO mais baixa.
***
4 comentários:
Vicky, eu sou um baita de um cristão. Já pensei até em seguir uma carreira religiosa. Entretanto, mesmo sendo um defensor ardoroso do meio ambiente, ainda acho que nós, humanos, é que estamos precisando de uma salvaçãozinha, e urgente. É o que estou tentando fazer no momento, me salvar.
Abraço!!!!!!
Vicky, se cada um pensar nisso, certamente o mundo será outro.
No Brasil eu nao vi nenhuma política para coleta de lixo, apenas vi pessoas procurando o que reciclável para vender.
Aqui onde eu trabalho, temos que separar todo o lixo, sendo que os plásticos provenientes de industrias alimenticias, devem ser lavados e separados.
Nao custa muito, basta boa vontade.
Você quer saber onde retiro as mensagens e como luz é algo que nao se deve apagar, aí segue a página. Ela é espírita: http://www.consolador.com.br/textos.php?categoria=contos
Fique com Deus
qUERIDA vICKY...
goatria muito que vc soubesse que também adoro e curto muito passear mundo a fora pelo teu blog, que, a cada dia que passa, tá mais gostoso de acompanhar...
apesar de, muitas vezes não deixar comentários, tenho adorado cada post!!!
Parabéns
e estamos super juntos,
um beijo grande em vc, no marido, na família e amigos!
Bela blogada, Vicky. Excelente post do Luiz Ramos!!! Eu costumo seguir algumas dessas regras e me policio muito em relação ao desperdício de água. Isso me preocupa... e muito.Me preocupo com o futuro dos meus netos e das crianças de uma maneira geral. E falando em netos, interessante...eu repliquei seu comentário no meu blog(obrigada pela visita)e citei o Arizona. Quando chego aqui vejo essa foto maravilhosa do deserto do Arizona. Minha primeira neta, Giuliana, nasceu em Phoenix, no Arizona.
Um beijo e vamos colocar nossa Comunidade no topo.rs
Postar um comentário