Decoração de Natal na igreja de São Felipe de Neri, em Old Town Albuquerque |
A parte mais bonita da noite de Natal no Velho Oeste (e isso não se limita a Albuquerque, mas existe em todo o estado) são as Luminárias: pequenas sacolinhas de papel, com areia no fundo para estabilizar, e uma vela acesa dentro. Essas luminárias são espalhadas pelas ruas, decorando todas as calçadas, e em alguns lugares existem luminárias elétricas, enfeitando os telhados - que são retos, não inclinados. As famílias se mobilizam e tem um exército de pessoas, preparando a decoração das ruas na tarde da véspera de Natal. Todos apagam suas luzes externas nessa noite, para deixar a iluminação das velas sobressair, e o que vemos é uma ambientação mágica.
Decoração de Luminárias de Natal, em Albuqueque. |
Véspera de Natal em Old Town Albuquerque |
Nesse ano de 2013, não tivemos um Natal branco, mas nevou bastante umas semanas anteriores ao Natal. E o frio é, bem, frio mesmo. Estamos no deserto, humidade do ar é baixíssima, o frio corta, principalmente quando há vento. Enquanto a neve cai, a temperatura é amena, mas o pior frio é depois que está tudo no chão e se cristaliza em gelo. Por sorte, esse não é dos estados mais frios, e grande parte da neve na cidade degela rápido. Ao contrário do que acontece nas nossas montanhas, que são parte do conjunto das Montanhas Rochosas. O Novo México é um estado rico em estações de esqui, algumas conseguem se manter abertas até o início de abril. É frio, mas é mais divertido ficar na neve fazendo algo do que só olhando e congelando.
Neve no Rio Grande, que corta a cidade de Norte a Sul. Ou será de Leste a Oeste? |
Tão frio que até as árvores usam cachecol durante o River of Lights |
Mesmo com todo o frio, distância da família, tem coisas boas que aprendemos a apreciar. A nova família que encontramos aqui, o calor de nossas casas aquecidas, abraços. Toda gastança e mediocridade associados ao Natal de hoje em dia, e pelo qual os EUA são tão famosos o ano inteiro, podem sim passar longe, e aproveitamos o que a estação tem de melhor, se soubermos apreciar.
Nos próximos dias estarei subindo as montanhas, e pretendo dar bom uso aos meus snowshoes novamente.
***
Obs. - As fotos estão meio misturadas, mas são ou do meu celular, ou da câmera do meu querido Gerald.
Caramba que coisa mais linda essa cidade. Espero futuramente poder fazer uma viagem por todos os continentes. Belo blog minha amiga!!!
ResponderExcluirO Velho Oeste é sim muito lindo, vale a pena uma visita. Tem muita coisa para fazer aqui, é só saber aproveitar o que a natureza oferece.
ResponderExcluir