Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Agarre o Sapo que Te Pertence - Sapo Matrimonial Voador

É bom contar aqui porque muita gente nao sabe ainda.  A nova tradicao em casamentos é na verdade uma antiga tradicao indiana, que foi apresentada ao mundo Ocidental pelos Irmaos Grinn: Agarre o Sapo que Te Pertence. Este é um post que complementa o outro sobre o meu casamento.

Diz a lenda que toda mulher nasce com uma maldicao: vai aparecer pelo menos um sapo na vida de cada uma. Por isso é preciso que voce agarre o sapo que te pertence para se livrar logo da maldicao. Na Índia, as mulheres que nascem amaldicoadas casam com coisas para se livrarem da maldicao  e depois casarem com um Homem de Carne e Osso (HCO).  Tem umas que casam com jumento, com bananeira - ui! (embora isso a gente também veja acontecer de certa forma no Brasil, nao é nao?).  E é aí que comeca a tradicao do Sapo Matrimonial Voador na civilizacao ocidental, porque, segundo as estatísticas, é mais provável voce encontrar um sapo do que um HCO. E Príncipe Encantado (PE), pergunta voce, é um estado avancado de HCO? Quando chega? Querida, ainda acredita em coelhinho da Páscoa e Papai Noel? Acorda!  Olha só, em matéria de contos de fada, eu sou mais o Shrek, tá mais próximo da realidade em geral, e de um HCO, do que um PE.  Presta atencao, nem o William da Inglaterra  é um PE - pergunte a Kate - ele é só príncipe, e mesmo assim por obrigacao político-figurativa-penguim-de-geladeira.

Esse é meu. Xo! Olha pra lá.
Se voce for premiada com um HCO que tenha um cérebro, de gracas aos céus, voce encontrou um bilhete premiado.  E porque isso é tao raro? As pesquisas feitas por Antropólogos da Universidade de Vaipucarov, na Rússia, explicam que, segundo estatísticas científicas comprovadas em laboratório, a proporcao está mais ou menos de 163 3/4 sapos para cada HCO (pára com essa história de príncipe encantado! Já falei!).  Essa pesquisa entao demonstra porque teve origem a tradicao indiana: a cada sapo que voce pega (ou engole), fica mais perto de encontrar um HCO, desses simplesinhos mesmo.  Modelos HCO com cérebro sao raríssimos e voce tem que ter nascido com o fiofó pra lua para encontrar um desses.

O grande perigo é que existe muito sapo se disfarcando de HCO por aí, fica difícil distinguir.  Os disfarces sao muito bons e quem acredita em PE fica mais vulnerável. Sendo assim, as suas amigas que deram a sorte de encontrar um HCO podem lhe dar uma forcinha, e fazer voce subir nas estatísticas: no dia do casamento, ao invés de jogar aquele buque caríííííssimo pelos ares (custou quase o mesmo que o vestido, nao foi?) e ter todas aquelas amigas pagando um mico horroroso, se estapeando, caindo no chao, e destrocando as flores (vergonha alheia, meu Pai!), a noiva joga um Sapo Matrimonial Voador (SMV). Limpinho, de pelúcia e verdinho, nao estou falando do último ex que ela teve, mente suja.  A idéia nao é casar mais rápido, e sim, casar bem.  Cada sapo que voce pega, arremessado por uma noiva, vai contar menos 5 sapos na sua cota da estatística. Nao é legal?  Qualé, toda ajuda é bem-vinda!  Assim menos gente corre o risco de casar com a figura de um PE e ve-lo se transformar num anfíbio cascorento no decorrer dos dias.

Duvida? Pergunta a qualquer mulher que diz ter casado com o príncipe encantado quanto tempo levou para perceber que era na verdade um baita sapo? A maior fria!!!  É melhor casar com o Shrek, que é um ogro e isso está estampado nele all over, pois assim nao tem erro, voce sabe o que vem no pacote. Agora, casar com PE, minha querida, é sempre fria. Fatalmente ele irá mostrar que na verdade é mesmo um sapo. Ou ainda pior, uma perereca Salientia.

Antes

Durante

Depois
E entao, qual dos dois voce pegaria?
Eu fiz a minha parte. E voce?
***

domingo, 24 de abril de 2011

Christ is Risen!

Que Cristo esteja vivo em cada um dos seus coracoes. Hoje e sempre.

Antes de atacar o chocolate, lembre-se de porque a data de hoje é tao importante.  Levanta do computador e vá a missa.  Faca uma oracao em família, agradecendo por tudo que Deus nos tem dado.  E peca sabedoria para aceitar nossas vidas do jeito que elas sao, e daí tirar os ensinamentos que precisamos para ser felizes.

Se voce pode ler em ingles (ou se quiser usar um tradutor online sabendo que eles sao capengas) acesse o site do Santuário Nacional de Sao Judas Tadeu, nos EUA.



Feliz Páscoa!

***

terça-feira, 12 de abril de 2011

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Se voce, como eu, foi crianca nas décadas de 70-80, assiste e chora como se ainda tivesse aquela idade. Como eu estou fazendo agora.



Nao é só o Sitío, sao todas as memórias que veem com ele:  Sair da escola correndo para nao perder o episódio, chegar em casa e receber um beijo da minha mae, sair correndo para abrir o portao quando ouvia o carro do meu pai chegar, jantar junto deles, poder dar um abraco no meu irmao, ligar para minha avó perguntando se poderia ficar com ela no final de semana.  Difícil saber do que mais sinto falta hoje.  Daquele tempo que a família toda ainda se reunia no Natal na casa da minha avó, e todos os primos brincavam juntos.  Das festas de aniversário, cheias de salgadinhos, um bolo delicioso, onde a gente brincava de pique-esconde e era feliz.



Ei, Rede Globo, e a memória da televisao?  Por que abandonar esse pedaco de sonho?

***

terça-feira, 5 de abril de 2011

É Hora de Pensar no Mais Importante - Tempo de Quaresma

Tempo de Quaresma, Semana Santa chegando, é quando eu sinto mais falta de Londres.  Em Londres eu participava do movimento Comunhao e Libertacao (CL), que visa educar os Católicos na própria fé, para seguirem os ensinamentos de Cristo no dia-a-dia (ser Católico nao se resume a ir a missa aos domingos, é viver como um verdadeiro Cristao). O verdadeiro Cristao evangeliza pelos seus próprios atos, e nao com censuras e falacao descontrolada.  Eu tento viver como Cristo ensinou, e falho muitas vezes.  Falho porque sou humana, ninguém é perfeito além do próprio Criador.  Pessoas perfeitas e donas-da-verdade precisam de compaixao, e nao de seguidores, seja amigo.  Eu me esforco, se é o suficiente ou nao, só Deus pode me dizer.

Toda Sexta-Feira da Paixao CL promove uma Via Crucis pelas ruas da City of London.  É um momento lindo, num dia onde normalmente chove e faz frio, e mesmo assim estao todos aqueles amigos juntos rezando, cantando, caminhando pela City, indo de igreja em igreja (muitas tomadas pelos Anglicanos séculos atrás, outras convertidas em casas particulares ou pubs) que contam um pouco da História dos Católicos na Inglaterra.  O ponto de partida e chegada costuma ser a Igreja St Mary Moorfields, ao lado da Estacao de Liverpool Street, a partir das 11 da manha.  Ao final, vamos juntos almocar em algum pub ou restaurante que tenha lugar para todos nós.  Uma verdadeira celebracao Crista.

Se voce tiver vontade, ou curiosidade, de participar, vá.  Ao chegar, se apresente a quem estiver na porta.  Todos sao bem-vindos.  Os detalhes desta Páscoa eu ainda nao sei, mas atualizo o post assim que tiver as informacoes necessárias.

Enquanto isso, vá se preparando para a Páscoa.  Junte a família ao redor da mesa do jantar e facam oracoes juntos todos os dias.  Convide seus amigos para jantar na sua casa, ou tomar um café, um chá e facam suas oracoes juntos.  Aqui no exterior acho com facilidade uns livrinhos de preparacao para a Páscoa com oracoes, leituras e sugestoes de atividades, nao sei se existem no Brasil.  Procure nas livrarias da Irmas Paulinas.  Se nao encontrar, pegue uns bons filmes religiosos e assista uma vez por semana com toda a família reunida.  Eu adoro fazer isso, e existem tantos bons filmes disponíveis.  Minhas sugestoes e preferidos:





***

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin