Quando era crianca, um dos apelidos pelo qual meus primos me chamavam era Palmito: magrela e branca. Sempre quis engordar, tomava muito sustagen e vitaminas quando era pequena. Hoje eu sou magra feito um vara-pau (ouvi isso da minha avó a vida inteira, e nao tenho idéia do que seja um vara-pau), mas já tive uma fase em que fiquei gordinha, mais ou menos dos 16 até os 20 anos. Coincidiu com eu ter saído do ballet (eram 7 aulas por semana), estudar para o vestibular e comecar a faculdade, quando tinha festa quase todo dia, e se nao tivesse, a gente inventava.
![]() |
| Com 16 anos |
![]() |
| Com 26 anos |
Nunca fui muito de subir em balanca, a minha medida sempre foram meus jeans. Se fecha está bom, se aperta, é hora de emagrecer. Até que um dia eu quis usar uma calca que nao usava há muito tempo, e ela mal passou pela minha cintura. Resolvi agir. Nao era a minha intencao, mas passei de 59kg para 48kg em 3 meses. E depois passei uns 5 anos (e muitas latas de Sustagen) tentando engordar 2 kg de volta. Mas, eu tinha 20 anos e o metabolismo acelerado, além de trabalhar e estudar. Naquela época eu nao bebia sempre, saia muito e ficava só na água mineral.
Fui entao seguindo umas regras que estabeleci para mim mesma:
- Troquei tudo que eu comia refinado, pela versao integral: pao, arroz, acúcar, macarrao.
- O líquido que eu bebia depois das refeicoes (aquele, 1 hora depois) era normalmente um chá bem quente e sem acúcar. Tomava umas 4 xícaras de chá por dia. Acho que chimarrao também faria o mesmo efeito.
- Tomava dois comprimidos de alcachofra composta junto com o chá, para ajudar na digestao.
- Diminuí a quantidade do que gosto (frituras), só uma vez por semana.
- Parei de comer batata-frita por 3 meses, depois reintroduzi mas em menores quantidades.
- Refeicoes no prato de sobremesa e sem direito a repetir.
- Comia alguma coisa (nutritiva) de 3 em 3 horas.
- Obriguei-me a tomar café-da-manha todo dia. Esse era fácil porque meu pai preparava para mim. Comia tudo o que tivesse vontade. O ideal é deixar o mais calórico do dia para a parte da manha. Calórico, mas nutritivo.
- Parei de jantar depois das 7 da noite. Depois desse horário, só um chá com cream cracker integral. Ou se a fome fosse grande, café com leite no lugar do chá.
- Parei de beber qualquer coisa com acúcar, tudo passou a ser "ao natural". Menos o café, esse eu tomava com acúcar mascavo. Adocante, nem pensar.
- Nao como nada em versao light, diet, que tenha gosto ruim. Se o gosto nao é bom, eu nao como. Comia a versao normal do que quer que fosse, só em menor quantidade e frequencia.
- Nem um copo de refrigerante passava pela minha boca. Tomava guaraná natural.
- Tudo o que eu comia devia ter algum valor nutricional. Caloria vazia nao, porque assim vai continuar com fome e comendo feito uma doida, o resultado é engordar.
- 1 copo bem cheio d'água de hora em hora, marcado no relógio, para nao esquecer.
- meio litro d'água já na cama, antes de dormir. E meio litro d'água assim que acordava. Ajuda a purificar o organismo como um todo e é ótimo para os rins.
- Todo dia caminhava por 1 hora e meia em passos rápidos.
Bons tempos morando em casa, com meus pais, com empregada. Era mais fácil cuidar da dieta. Hoje em dia, "nóis si vira comu podi".
| "Hoje" com 36 anos - 3 anos atrás *** |


Só mais uma observacao, muitas dessas coisas eu fazia porque trabalhava e estudava perto de casa, almocava em casa todo dia, e muitas vezes jantava por volta de 5 da tarde pois a faculdade era as 6.
ResponderExcluirOi Vicky,
ResponderExcluirMuito boas as suas dicas.
Eu tambem sou a favor de um controle da alimentaçao inves de dietas malucas.
Aqui na Italia acabei perdendo alguns quilos sem fazer força e olha que no Brasil usava adoçante e aqui açúcar. Acho que o segredo é a quantidade (as porçoes italianas em geral são menores que as brasileiras) e o fato de ter que caminhar mais (por exemplo no centro da cidade é impossível chegar de carro).
beijocas,
Babi