Ontem bateu o panico e comecei a ligar para todo mundo que eu podia, para saber se estavam todos bem. Em todas as ligacoes, todas as pessoas com quem falei se apressaram a me acalmar, nao houve nada em Niterói, como a Globo faz crer, e mesmo no Rio a confusao se concentrou na área do Complexo do Alemao, no Engenho Novo, que eu nem sei onde fica. Só alguns fatos isolados em outros pontos, e também, qualquer coisa fora do normal acontecendo já estao culpando o Terror, fruto da histeria e inseguranca generalizadas. Tenho família morando nos quatro cantos da cidade do Rio de Janeiro também e até aqueles que moram na Vila Penha, que deve ser o lugar mais próximo dos confrontos, disseram que está tudo calmo onde moram.
Eu fico impressionada é em saber que tem gente irresponsável o suficiente para ficar espalhando o terror on-line. Será que estao do lado da bandidagem? Usando twitter para espalhar boato! É muita irresponsabilidade, pois a bandidagem precisa e se alimenta do medo e do panico que tiram a nossa razao e nos impedem de nos defender.
Quando saí do Brasil já me apavorava diariamente, com medo de alguma coisa acontecer. Uma vez, tarde da noite, ouvi um barulho e fui olhar pela janela. Era um homem subindo no telhado da minha casa! Liguei imediatamente para a polícia e sabem o que ouvi? Uma peste atendeu e disse para eu ir dormir, que aquilo nao era hora de crianca ficar passando trote, ainda mais para a polícia, que meu pai poderia ser preso por aquilo!!!!!! Entao crianca nao tem direito a ter medo e procurar socorro? Chamei meu pai para ele mesmo ligar, e ele ainda espinafrou a atendente pelo telefone. E enquanto isso, um sujeito continuava no telhado!!! No final era um pixador idiota mas, e se nao fosse? A polícia chegou 50 minutos mais tarde, e o homem já tinha ido embora.
Eu sou muito cética com relacao a toda essa acao de guerra em andamento agora. Gostaria de acreditar que isso trará algum resultado. Ter a cidade livre da bandidagem e permitir que possamos andar na praia a noite para observar a lua, sem precisar se preocupar com o que está em volta, só relaxando após um dia de trabalho, é um sonho. Queria mesmo que se tornasse realidade.
***