Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de maio de 2009

Guia Turística

Sempre me falaram que tenho vocacao para guia turística. Fazia isso na faculdade, mostrando favelas para estudantes de intercambio. Fazia na Brahma, apresentando a fábrica para milhares de pessoas de interesses e origens diversas (quando eu falo que sou profissionalmente especialista em cerveja, ainda tem gente que ri). Fiz com todos os amigos que foram me visitar em Niterói e eu queria provar a eles porque dizia que era melhor que o Rio (ainda é, sempre vai ser). Londres mesma coisa, com aqueles que vieram me visitar aqui.

Semana passada meu marido me deu o prazer de viajar comigo para Itália e eu ataquei com o que mais gosto de fazer, mostrar lugares e contar histórias. Amanha, pé na estrada novamente. Sei que será divino! Até porque igreja e missa sao sempre as primeiras paradas em qualquer lugar que visitamos. Comecar a viagem com todas as bencaos e o alimento eucarístico deixa tudo mais especial.

Por isso, este blog nao terá atualizacoes pelos próximos dias. Mas rapidamente volto com as milhares de fotos que o maridao gosta de tirar.

***

segunda-feira, 18 de maio de 2009

If I wrote a note to God


Acho que tudo o que eu escrevo é uma mensagem. Minha para eu mesma, de mim para meus amigos, de mim para leitores invisíveis - mas que sao gente e estao em algum lugar que eu nao sei onde, nem o que fazem. Muitas vezes é uma conversa com Deus.


Quando era crianca minha mae ensinou que Deus está em todos os lugares, que sempre que eu quisesse poderia conversar com ele, a qualquer hora, em qualquer situacao. E a resposta dele também sempre viria, de qualquer lugar, em qualquer situacao. Quando eu era crianca, na igreja cantava-se uma música que eu choro até hoje quando ouco: "faca silencio no seu coracao/ porque o Senhor lhe quer falar".


Se nao fazemos silencio, se nao apuramos os ouvidos e se nao olhamos os sinais a oracao parece uma via de mao única, um monólogo. Voce somente passa a sentir a presenca de Deus quando se abre para ouvir a Resposta - que sempre vem. Voce já prestou atencao?


***

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Bom Filho a Casa Torna ?

Qualquer um que de uma olhada rápida pelo meu blog ve que eu tenho um certo trauma da Itália. Trauma esse causado por circunstancias específicas e pessoas pra lá de mal-intencionadas que estao pontuados ao longo das minhas memórias. Nao houve UMA determinada situacao que me fez desgostosa, foi sim um dia a dia complicado, sofrido e kafkaniano. A minha vida ficou atrelada a alguns lugares para sempre, e do LUGAR eu sempre gostei muito.

Já que eu tive que comer tanto capim para conseguir o mínimo do que fui buscar na Itália, eu hoje nao abro mao de um único direito, adquirido por nascimento, e reconhecido as custas do meu sangue.

Fui com o marido a Treviso e Veneza por uns dias. Eu tinha burocracia para resolver e meu lindo milhares de fotos para tirar. Aproveitei para andar por lugares que me assombram até hoje. Resolvi ir visitar o convento onde morava e o levei junto.

Bastou chegarmos a porta para ver que o lugar estava sendo demolido. No centro histórico voce pode demolir o interior do prédio, mesmo assim respeitando algumas características internas. Vi que muitas janelas estavam abertas, e fui olhando e reconhecendo os ambientes e mostrando ao meu marido, ali entao fazendo as vezes de escudo.



O lugar já era uma ruína quando morei lá, e muitas pessoas para quem eu dava meu endereco se surpreendiam que o Polacco estivesse aberto, pois foi ameacado de demolicao pelo comune várias vezes.
Piú avanti, fazendo uma caminhada de volta ao hotel, encontrei a velha governanta da casa. Perguntei pelas freiras e pelas senhoras que tomavam conta de tudo. Uma já tinha ido dessa pra melhor, outra muito doente, outra se mudou com a família. Mas eu me esqueci de perguntar pelas outras moradoras.
Sei que já desci do onibus em Piazza Duomo e sem uma palavra entrei. Chegamos precisamente no horário da missa na crypta, o que fez minha cabeca dar mil voltas e ir novamente a 2004. Chorei, chorei muito. Expiei toda frustracao que ficou entalada aqui dentro todos esses anos. Fui conversar com meu Velho Amigo. Meu marido só tinha me visto chorar assim quando falo do meu pai. Dessa vez eu chorava por mim, por tantas memórias e tantas frustracoes. Por ter sido "expulsa" da Itália sem o direito de viver nada do que havia sonhado e planejado.
A vida hoje mudou. MUITO. Sou outra pessoa e minha vida está em outro lugar, nem mais na Europa. Meu Amigo sabia o que fazia quando me botou Itália afora. Nossos planos nao sao nossos, pertencem a Ele. A Itália da minha vida foi a heranca da vida dos meus antepassados. Hoje para mim sobrou o passaporte que respeito muito e que talvez seja de alguma valia para meus filhos no futuro.
Esse capítulo da minha vida hoje está encerrado.
***



sábado, 9 de maio de 2009

Vivendo uma Piada de Portugues

Numa das minhas indas e vindas ao Brasil eu parei em Lisboa para ficar 3 dias. Comigo um cartao de crédito da Inglaterra e traveller's cheques em euros. Traveller's cheques, como o a traducao do nome diz, significa Cheque do Viajante, é para uso de quem viaja, do turista. Certo? Nao em Portugal.

Fui no primeiro banco que encontrei para trocar meus traveller's. O sujeito me olhou muito desconfiado e disse que lá nao trocavam nao, para eu ir em outro banco. Escreveu um endereco num papel e lá fui eu procurando no mapa e andando pela rua.

Cheguei no segundo banco, um sujeito muito arrogante me perguntou porque eu queria trocar aquilo. Minha reacao foi dar uma risada, óbvio. "Porque eu quero euros na minha mao." E o diálogo que segue:
- Onde a senhora trabalha?
- Em Londres.
- E em Portugal, onde trabalha?
- Eu nao trabalho em Portugal, sou turista aqui. Moro em Londres.
- Como é que uma brasileira mora em Londres?
- Nao é da sua conta. Pode trocar meus euros por favor?
- A senhora está sendo indelicada. Eu preciso dos seus detalhes para ver o que eu posso fazer.
- Isso aqui é um banco, o senhor deveria trocar meus traveller's cheques e me deixar fazer meu turismo porque só tenho 3 dias aqui.
- Eu preciso do seu domicílio em Portugal.
- O endereco do hotel? Tá aqui.
- Endereco de hotel nao serve. Tem que ser o endereco permanente.
- Meu endereco permanente é em Londres, senhor. Eu sou turista aqui, preciso desses euros aí para pegar um autocarro e ir comer uns pastéis de Belém antes de ir embora.
- A senhora é muito abusada. Eu preciso do seu endereco em Lisboa para poder trocar isso.
- EU SOU TURISTA NESSE RAIO DESSE LUGAR. O senhor vai trocar meus travellers ou eu tenho que ir a outro banco com funcionários mais competentes?
- Eu nao posso trocar isso para turista que nao tem endereco permanente em Lisboa.
- (... conta até 10, Vi. É pouco. Conta até 100 pra nao mandar esse cara para onde ele merece) Meu senhor, o senhor SABE o que é um traveller's cheque? É um cheque de VIAGEM. É coisa que só turista usa. Portanto, EU SOU TURISTA, EU PRECISO DO MEU CHEQUE DE VIAGEM TROCADO PARA PODER USAR MEUS EUROS!

A essa altura a agencia lotada olhava aquela cena. Pela cara do povo, ainda por cima davam razao para o imbecil que me atendia. Desisti, pedi para falar com o gerente da agencia porque aquilo ali já era questao de honra.

O gerente me atendeu, pegou meu passaporte e os traveller's cheques e perguntou o que eu queria. Respirei fundo, disse que queria trocar os cheques. Ele disse que aquilo era irregular (COMO????) e que precisava fazer uma ligacao para nao sei onde. Depois de uns 5 minutos ele se vira pra mim, diz que "ia fazer uma excessao no meu caso" e trocar os meus cheques mesmo eu nao tendo residencia fixa em Portugal, mas para isso ia precisar do endereco do meu hotel para colocar na ficha...

***

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Com a Protecao de Sao Bento


Crux Sancti Patris Benedicti
Crux Sacra Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux
Vade Retro Satana
Numquam Suade Mihi Vana
Sunt Mala Quae Libas
Ipse Venena Bibas


A Cruz sagrada seja minha Luz
Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanas
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno

Rogai por nós bem aventurado São Bento
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

***

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Para Quem Vai Casar

Essa foi a lua que Deus nos presenteou na nossa noite mais especial.

Sem Deus nao haveria casamento. Nossa fé nos une.

De 2 anos para cá minha vida é uma sucessao de surpresas e meu casamento está entre elas - sem dúvida a melhor de todas. Eu só tinha a internet para me auxiliar em várias decisoes. Entao, como tudo, internet mostra o que é mais bonitinho, cabe a sua intuicao dizer se voce vai confiar ou nao.

Morando no exterior eu aprendi o quanto é importante confiar na intuicao para te livrar de situacoes incomodas e te levar para o melhor caminho. Aprendi a ouvir a minha. E numa googlada sem compromisso eu encontrei a Carol, que veio a ser o anjo do meu casório. Minha mae já combalida após anos cuidando do meu pai com cancer, amargando a perda, confusoes de inventário e recém-descoberta solidao com certeza nao ia querer se envolver em festa. Ledo engano. Após muita insistencia com a minha mae, ela entrou em contato com a Carol, aprovou, e daí nasceu a minha festa de princesa.

Carolina Souza Lima é uma super "wedding planer", que eu só chamo de casamenteira, e tem um blog com dicas e afirmacoes que fazem voce acreditar que a festa será um sonho, mesmo que seu budget seja apertado, como o meu. Todos os seus posts sao reunidos num "mini-portal" Noivas Neuróticas onde se tem acesso aos seus contatos também.


Olha a Carol aí com a sua super equipe. Ele foi meu anjo da guarda, até trocou meu sapato no meio da festa. Cinderela perde!

No casamento com pouco dinheiro eu só fazia questao de uma coisa TOP que foi a fotógrafa mais gracinha que alguém pode querer, a Juliana Pessoa, que fez tudo parecer ainda mais bonito nas fotos.

E nao poderia deixar de mencionar meu querido amigo Peter Eyer que fez da música ao vivo a alma da festa. Amo a música do Peter e super recomendo, poe todo mundo pra dancar.

Olha só o resultado dessa turma aí embaixo.





***

Update 27/04/2011: 
Eu nao usei buque para entrar na Igreja, usei um terco como pode ser visto na segunda foto lá no alto. Na hora de jogar o buque eu tinha um pequeno, que foi feito só para isso, e tinha um sapo de pelúcia. Para maiores informacoes sobre porque jogar o sapo, leia este post aqui. Beijos.

***

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin