Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2009

Cuidado que a comida te come!!!

Estava no Rio ainda e sai para fazer compras com minha amiga-irma. Ela é nutricionista e estava doida para conhecer um restaurante no Leblon que andava ouvindo falar muito bem, um tal de Universo Organico, na galeria do Teatro Leblon.

Na minha cabeca estavamos indo para um dos milhares de restaurantes vegetarianos que ultimamente se alastram feito praga, principalmente entre a classe das modelo/manequim/atriz que acham que uma folha de alface é refeicao. Mas o que! A situacao era muito mais grave do que eu pensava!!! Aquele é um "espaco gourmet" de comida viva! Socorro!!!! Isso nos foi explicado pela nutricionista da casa assim que chegamos e anunciamos ser a nossa primeira vez no recinto.



A comida é viva, o suco é de luz e clorofila, o restaurante nao tem fogao, é tudo cru e organico.

Feijao nao tem, soja nao tem, nao é vegetariano, é muito mais vegan hiper-hardcore. Só semente, broto, vegetal e fruta. Até o sal, coitado, é do Himalaia! Estava me sentindo um ET. Na minha cabeca a comida ia gritar "UUUI" na primeira garfada. Falei para a chef e dona do "espaco" - muito simpática por sinal - que ia passar mal comendo aquilo, meu organismo cheio de junkie food e bifes acebolados diariamente nao ia segurar o tranco daquela pureza toda nao...

Bem, comi crepe de cogumelo com pesto e um monte de broto numa cama de laranja, e tomei suco de Saturno - cujos anéis ficaram orbitando minha cabeca pelo resto do dia. Mas para minha surpresa, estava tudo uma delícia - mesmo - eu gostei muito, só aquele monte de laranja que era totalmente dispensável, eu detesto misturar fruta com comida de sal. No final paguei o preco de duas picanhas pelo almoco de matinho.

Por tudo isso e muito mais, a experiencia foi surreal. As minhas entranhas passaram o dia inteiro me lembrando que algo estranho havia invadido meu corpo. Saímos do restaurante rindo muito e a Ludi com uma sacola cheia de produtos organicos do mercadinho do "espaco gourmet". Assim que dobramos a esquina e vi uma lojinha de cachaca muito bonitinha eu tive que entar. Nada como uma degustacaozinha básica para eu voltar a me sentir um ser humano normal novamente.

***

segunda-feira, 30 de março de 2009

Servicos Tabajara agora disponíveis no blog

Acredito que todos os que mantem blogs falando sobre vida no exterior recebam vários emails de gente animada querendo informacoes e já com a mochila nas costas. Vamos ser honestos, temos nossa vida aqui já ajustada - de alguma forma - , depois que os anos passam comecamos a perder a nocao do sacrifício do comeco de tudo e muitas vezes nao lembramos mais os contatos que nos colocaram no caminho das pedras.

Isso me levou a tentar reunir algumas informacoes e links de gente cujo trabalho é exatamente sistematizar esses dados.

Portanto, a partir de hoje, passo a disponibilizar um espaco na barra a direita para quem quiser divulgar blogs ou sites refentes a vida de imigrante nos países por onde eu já passei: Itália e Inglaterra. Porque só esses dois? Porque sao os dois que eu conheco bem. E se tem algum comentário, algum link, alguma notícia interessante, sao situacoes que de alguma forma estao mais próximas do meu ambiente, dos meus contatos, talvez eu saiba o porque e possa esclarecer, ajudar, comentar.

Futuras adicoes de países nao estao excluidas. Só Deus sabe o que vai acontecer daqui pra frente.
Se voce é dono de blog ou site que se enquadram no que foi mencionado acima, e quer linkar e ser linkado, deixa um comment com seu email (que nao será publicado) e eu entro em contato.

***

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ali em Trafalgar Square

A National Gallery é como a casa da vó, sempre tem o que conforta a gente. Trabalhei perto de Covent Garden quando cheguei a Londres quase 10 anos atrás. Perdi o emprego de garconete, morava em uma vaga e nao podia ir para casa, chovia e fazia frio. Fui andando para Trafalgar Square e resolvi entrar. Chorava muito, mas também chovia, o rosto ia molhar de todo jeito. Ali era um abrigo seguro, me perdi entre os séculos, Canaletto e Caravaggio me traziam a nostalgia de uma Itália que ainda nao conhecia mas que o sangue buscava em suas memórias. Quando saí ja fazia sol lá fora, nem lembrava mais porque estava chorando. Muitos dos meus melhores dias foram passados ali dentro. Estou de volta!

domingo, 15 de março de 2009

No Fantástico como deveria ter sido

Eles estao sofrendo também, mas as custas do indefensável e desculpas vazias. NADA justifica um crime, principalmente se afastam uma crianca do seu verdadeiro pai.

domingo, 8 de março de 2009

Dia de que mesmo?

Desde que eu comecei a ouvir essa história de Dia da Mulher que eu fiquei intrigada: entao quando é o dia do Homem? - O dia do Homem é todo dia, a Mulher precisa celebrar as conquistas ocorridas. Eu hein! Sinceramente, isso pra mim parece com essa história de sistema de cotas, nao faz sentido nenhum. Nao é nivelando por baixo que as coisas vao ficar mais iguais. Isso só pode ser lobby de floricultura.

Como dizia minha conterranea Baby Consuelo: "Pois todo dia era dia de índio. E agora ele só tem o dia 19 de abril..."

sexta-feira, 6 de março de 2009

Direito de Defesa sim, mas nao subjulgue minha inteligencia

Já que venho defendendo o lado do David Goldman no caso do sequestro do seu filho, Sean Goldman, eu sempre quis saber o outro lado da história. Saber se havia alguma justificativa para o sequestro. Eu acho que sequestro é indefensável em qualquer situacao, mas nao custa saber o qual é a desculpa deles. O excelentíssimo senhor doutor AdEvogado Joao Paulo Lins e Silva escreveu uma carta de defesa que, óbvio, foi divulgada pelo Globo. Leia aqui e tire suas próprias conclusoes. Se voce nao conhece o caso, leia a Veja desta semana que trouxe uma matéria completa sobre o caso - eu nao tenho o link pois nao sou assinante.

Se a intenção do JP Lins e Silva foi comover, ele conseguiu. Estou comovidíssima com a sua grande e cínica cara de pau. Deve ter levado dias escrevendo essa carta com a ajuda de um especialista de marketing para produzir uma narrativa dramática que desvia toda a atencao do foco principal: o sequestro. Toca em pontos dos quais ninguém tem provas e se usa de alegações de um casamento falido, fatos que não interessam a ninguém e justifica somente um divórcio, NUNCA um sequestro. Ah! Mas ele não quer que fale sequestro porque é um termo juridicamente incorreto. Tudo bem, não sou advogada, mas também não sou tão burra, vamos chamar então de RETENCAO ILEGAL DE MENOR EM PAÍS ESTRANGEIRO, ferindo os acordos da Convenção de Haia, da qual o Brasil e os EUA estão entre os signatários. Estrangeiro sim, porque a referencia do caso é New Jersey, onde o casal morava.

Bruna saiu do país (EUA) mentindo para o marido, poderia ter se divorciado antes. Se todas as alegações do coitadinho do JPLS fossem verdade, ela ganharia a guarda da criança lá mesmo. Mas é óbvio que é muito mais fácil fugir para o Brasil onde a lerdeza e o "você sabe com quem está falando" funcionam a todo vapor nas esferas do Poder Judiciário. Se o mérito da causa é o sequestro, ops, desculpe, a RETENCAO ILEGAL DE MENOR EM PAÍS ESTRANGEIRO, então não existe pensão a ser paga, não é mesmo? Alegar perda de identificacao com os laços de origem, causadas pela lerdeza da ação da justiça abre um precedente gravíssimo, deixando aberta a possibilidade para marginais manterem crianças seqüestradas escondidas por tempo suficiente para alegarem “laços sócio-afetivos”.

Não vou comentar ponto por ponto da carta de JPLS porque as duas partes falam de detalhes que não se podem provar, é uma questão de escolher qual o lado você quer apoiar. Eu procuro avaliar os fatos relevantes para o caso, somente. David tem gravações telefônicas - amplamente divulgadas na televisão americana - onde Bruna repete várias vezes que David foi um bom pai e um bom marido, mas ela quer ficar no Brasil porque quer se divertir, e não volta mais para os EUA. Acho isso um pouquinho em dissonância com as afirmações do JPLS, não? Outra coisa, JPLS se esqueceu de divulgar o link onde as tais canecas com as fotos do Sean são vendidas. Milhares de pessoas que apóiam o David ficariam felizes em comprá-las para ajudar David a pagar as custas dos processos. Só que ninguém nunca viu tal site ou mesmo a divulgação dele em lugar algum. Mistério...

terça-feira, 3 de março de 2009

Racismo Politicamente Correto. Sério mesmo?

Quando li o post politicamente correto do Carlos Oliveira eu me lembrei de um episódio dos tempos de faculdade.

Fazendo Ciencias Sociais toda mesa de botequim é uma tese de doutorado. Como eu sempre fui muito mais de ouvir do que falar, acho que acabava tendo o melhor dos "desenvolvimentos filosóficos" já que bebia pouco e via as pessoas indo da sanidade precária (se nao, porque estaríamos estudando sociologia?) até a transformacao da mesa numa literário-filosófica sessao espírita bebada. O que tinha de Karl Marx "baixado" ali no terrero do campus nao era brincadeira. E tudo ateu, viu?

Bem, o máximo da minha transgressao ali foi ser uma patricinha burguesa de escola religiosa no meio de um monte de bicho grilo muito mais velhos que eu - classificacao dada pelos meus excelentíssimos colegas. A redencao só aconteceria se eu escolhesse Sociologia como minha principal área, mas eu era uma reacionária (ouvinte-participante do PCB) e preferia estudar Ciencias Políticas. Era praticamente um limbo na escala de bicho-grilhisse do ICHF.

A época da faculdade foi cheia de descobertas auto-sugeridas - pelos outros. Estávamos uma noite numa discussao etílico-intelectual no pé-sujo da sinuca, regada a Kaiser porque todas as cervejas descentes já haviam acabado. Zumbi dos Palmares provavelmente presidia aquela sessao, quando um dos meus amigos virou pra mim e disse: Vitória, voce é racista. - Ué, por que voce tá dizendo isso? - Porque voce namora um mulato. Isso é racismo. Se voce nao fosse racista voce iria namorar um crioulo...

E eu ouvi isso de um militante do movimento negro. Naquele ponto eu tive que deixar a minha habitual neutralidade cientifica (o meu Max era Weber) e ser partidária da filosofia popular que veio do meu namorado, o mulato mesmo, amigo dele: Qualé o negao, tá querendo enrabar minha mulé e tá cantando ela na minha frente?

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin