Quando era crianca eu era extremamente problemática para comer. Hoje em dia eu vejo o quanto, e vejo também quanto milagre meus pais fizeram para que eu comesse coisas de qualidade entre as minhas sessoes de bife com batata-frita.
Bem, comida nunca foi dos capítulos mais fáceis na minha vida. Meu sonho era existir uma pílula que substituísse comida MESMO. Como isso nao é possível, morando sozinha eu fui criando meus rituais para fazer o ato de comer ser um pouco mais agradável (isso nunca vai ser um passatempo para mim - tá mais para sessao de tortura medieval). Minha cozinha tem que estar impecavelmente limpa e todos os meu utensílios idem para eu poder comecar a cozinhar. Senao eu nao cozinho. A mesa tem que estar idem! Em Londres eu tinha um joguinho americano e uma bandeja de perna especiais para poder comer. Jantar só comeca com a mesa posta e um guardanapo ao lado do prato, e copo sobre o porta-copos, senao eu nao como.
Tudo bem, isso é na minha casa, onde eu tenho as coisas do meu jeito, se vou a outros lugares, eu me adapto. Hoje, no entanto, a situacao é meio crítica: na casa dos sogros cuidando do sograo que nao está bem de saúde. Eu já tinha ouvido falar que a comida nos EUA é horrível, e já vim aqui outras vezes, já havia experimentado o horror, mas sempre fica a esperanca de que vivendo no lugar as coisas nao sao tao ruins assim.
Eu amo carne e nao tem coisa melhor no mundo do que um churrasco bem feito (ave gaúchos!) mas até o churrasco esse povo aqui consegue estragar. A carne fica envolta num caramelo que provoca ansia só de olhar. O gosto é pior do que a imagem. Mas catástrofe mesmo, comida mexicana, uma eca que no Rio apareceu como moda uns anos atrás e logo sumiu - mais uma prova que Deus é brasileiro - aqui no NOVO MEXICO, como se pode imaginar, nao dá para escapar. E é esse coco que a minha sogra cozinha todo dia. E eu sou vetada na cozinha, nem lavar um copo eu tenho permissao...
Com 340 de colesterol total, tendo que fazer dieta e tomar sinvastatina, com o nível de stress nas nuvens, eu tenho que escolher entre comer bacon com batata-frita no café da manha ou passar fome. Sinceramente, tem dia que eu prefiro ficar com fome. O que me salva é o café-com-leite que preparo antes da sogra levantar, umas torradas de um pao "integral" (integral pra esses chicanos daqui. grrrrr) e umas mariolas que trouxe do Brasil. Aos poucos vou encontrando coisas mais saudáveis que posso comer sem ter que cozinhar: yogurte, salada, humus. Queria encontrar granola, mas no mercado "normal" nao existe: ontem minha sogra comprou ceral "High School Musical" pro meu marido. Algum antepassado meu deve ter jogado muita pedra na cruz...
***