Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

domingo, 28 de dezembro de 2008

Hoje faz um ano

Ha 1 ano exatamente o cancer tirou meu pai da nossa família. Ainda choro bastante, sinto muita falta, falta um pedaco. Foi minha mae quem cuidou dele nos últimos 8 anos, tempo em que ele teve todos aqueles problemas que temos que marcar em formulário de avaliacao médica: cancer, infarto, derrame, pressao alta, diabetes, etc, etc, etc. Pensa que ele se entregava? Nunca! Uma semana depois de terminar a primeira quimeo ficou a espreita só esperando D. Encrenca, minha mae, sair de casa para ele colocar o terno bem rápido e sair com meu tio para ir ao fórum. E sempre que ela se distraísse ele saia.

Adorava andar na praia. Todo dia depois do trabalho ele ia caminhar no calcadao de Icaraí, e se estivesse calor ele ia nadar na praia . Nao adiantava falar para que nao fizesse isso, ele sempre dizia que olhava antes e nao via sujeira nenhuma. Era teimoso feito uma mula.

Eu costumo dizer que meus pais tiveram 2 filhos únicos, já que o meu irmao é 9 anos mais velho que eu. Nós dois fomos mimados, mas um mimo positivo, nunca fomos cheios de vontade e arrogantes.

Meu irmao que foi crianca e adolescente nas déc. 60 e 70, quando o cabelao era a moda, nao tinha moleza nenhuma. Cresceu um pouco o cabelo e meu pai o arrastava ao barbeiro e o mandava passar máquina. Ele, comunista do sindicato dos bancários, cassado, salvo por um erro de tipografia que deixou seu nome e sobrenome errado na Lista, só admitia que o filho tivesse cabelo de militar. Esse mesmo comunista na infancia vestia uniforme preto e repetia "Anaue"! E o meu irmao foi parar na Academia da Forca Aérea.

Era o meu pai quem fazia o supermercado e feira em casa. Nao me dava o brinquedo que eu pedisse fora de hora, mas qualquer revista em quadrinhos ou livro que eu quisesse aparecia na minha mao rapidinho. Ele me ensinou a jogar damas, lia historinhas para me fazer dormir, mostrava os países e as capitais no Atlas comigo sentada no colo, contava histórias da sua infancia, andava de maos dadas comigo na rua, me levava de carro as festinhas e a faculdade nos dias de chuva. E todas as vezes que falávamos do meu avo e da minha avó ele chorava muito.

Eu tive um pai de verdade e a falta que eu sinto dele hoje é imensa, nao sei nem se um dia isso passa. Só sei que eu tenho o maior orgulho daquele pai que nunca teve dinheiro na vida, mas que era humano como poucas vezes eu consigo encontrar por aí.

sábado, 27 de dezembro de 2008

I Will Survive! Really?

Eu nao fazia idéia de quanta frescura existe para casar hoje em dia. Como vivo do outro lado da poca atlantica, contratei uma casamenteira para nao deixar o grosso do trabalho nas costas da minha mae, D. Encrenca. Menina encantadora a Carol, veio cheia de novidades me dizer o que eu precisava escolher para a festa.

Primeiro vieram uns tais de "tradicionais" bem-casados. Perá lá, já nao bastasse ter que gastar dinheiro comprando uma montanha de docinho (coisa que eu nao como) ainda vou ter que comprar "bem-casado"? Que diabo é isso? Tradicional so se for lá em Guaxupé, saí do Brasil tem só 9 anos e nunca vi isso em casamento nenhum. Mas uma ladainha comecou a me atormentar o ouvido, "é a tradicao"... Ai meu saco (que já nao tenho)...

Depois vieram os sites de "casalzinho de bolo"... Próximos passos: pinguim de geladeira e anao de jardim. Nao, obrigada.

Como se isso nao fosse suficiente, tem também a tal música para entrada triunfal no salao e a danca com o noivo... Meu marido é americano, nasceu com 2 pés esquerdos, tenho mesmo que dancar? Acho que essa eu sei como resolver...



Agora sim pode trazer aquela parafernália do Saara, boá, óculos do Zé Bonitinho e confete e faco meu marido fingir que é "I Will Survive", rasga a camisa e estoura os botoes e aparece o manto tricolor no peito!!!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal?

A missa de Natal foi longa. Chorei muito, estou sem o meu pai. Nao está bom. Eu quero ficar com ele, domingo faz 1 ano que ele se foi. Nao é mais Natal pra mim, só no dia que eu passar com o meu marido na nossa casa, e eu quero minha mae junto. Ainda nao é esse ano, mas será o próximo.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Brechó

Cresci com a minha mae falado que um grande negocio seria abrir o "Bazar da Tracas", pois seria difícil competir com o "Mercado das Pulgas" - já que esse, só em Paris mesmo. Lá pela década de 80 eu discordava totalmente da idéia tendo na cabeca a imagem de lojas empoeiradas e artigos horrorosos fedendo a naftalina. Mas agora os tempos sao outros, as idéias mudaram e ser ecológico virou moda (moda sim, nao acho que seja consciencia, sou muito cética com essas histerias coletivas).

Enfim, nunca me foi um problema usar coisas que foram de outras pessoas desde que nao houvesse nada de errado com os artigos. Vivia trocando roupas e acessórios com as amigas na adolescencia para variar um pouco o guarda-roupa. E hoje a internet nos trás possibilidades curiosas, realmente inimagináveis em outros tempos.

Talvez a novidade seja velha e é novidade só para mim mesma, mas a minha priminha linda (linda mesmo, queria que fosse minha boneca quando eu tinha uns 6 anos e ela 1) está abrindo um brechó online. Ótima idéia para quem tem o guarda-roupa entulhado de coisas que acabamos comprando no impulso, na boa intencao de "um dia vai servir" ou quando mudamos de tamanho mas as pecas nao acompanham. As coisas postadas sao bem legais, e ainda tem links para outros brechós online (confirmando que a novidade é mesmo velha). Vale conferir no Brechó da Juju
***

sábado, 13 de dezembro de 2008

Coisas do Meu Brasil - Blogagem Coletiva

Voce já tinha ouvido falar em Blogagem Coletiva? Nao? Nem eu. Saiba mais aqui:







Fiquei sabendo pelo meu velho blog parceiro Brasil na Itália. Ela defende e eu ataco :-D, e as duas se divertem.

Nem sei se alguém ainda pode se inscrever nisso, mas com certeza podemos todos ler e comentar. Um bom sábado para todo mundo.

Italiano é macho cho pra chuchu

Eu tinha uns conhecidos na Itália quando cheguei lá para morar. Gostava daquela gente e achava que poderíamos ser amigos. Até que a coisa desandou...

A Ornella, que é quem eu conheci primeiro, me levou para jantar com dois amigos dela. Um deles era um arquiteto renomado e casado. Fomos para um restaurante bem legal e ficamos comendo e bebendo até tarde. Até que uma hora o arquiteto me perguntou se eu faria um favor a ele.
- Se eu puder, claro.
- Eu tenho uma conta de hotel em Londres que tem uma lista de telefonemas enorme. Eu queria saber de onde sao aqueles telefones, mas eu nao falo ingles direito. Se voce fizer isso pra mim, eu pago a conta do seu celular e mais um dinheiro pelo seu tempo e o trabalho de fazer isso.

Isso é coisa que eu faria sem cobrar nada, imagina. Mas a Ornella me explicou a situacao: ele, casado há quase 30 anos, tinha arrumado uma namorada russa de 19 anos e queria largar a família por causa daquela coisa. E a tal da russa se encontrava com ele, com tudo pago, uma vez por mes em Londres, e os telefonemas foram dados por ela no hotel onde ficavam, e ela sempre chegava com alguns dias de antecedencia. Desaforo. Chifrando a mulher e ainda por cima gastando dinheiro a rodo com vagabunda russa. Tive que cobrar,, e caro por uma história que eu já tinha uma boa idéia de onde ia parar. Eu precisava do dinheiro e ele era cretino o suficiente para gastar com idiotice. Pois bem, fiz uma planilha com o resultado para esfregar na cara do idiota.

Primeiro numero: agencia de escort, segundo: club de strip, terceiro: casa de massagem, quarto: agencia de "modelo", e coisas do tipo até o 12o número. Alguma dúvida de que seria isso? Anotei hora da chamada, nome de quem atendia (quando falavam algum), descricao do negócio e respectivo email e website, caso encontrasse algum no google. Contei pra ele. Chorou muito. Pagou o combinado. E nunca mais nem me cumprimentou na rua...

É otário porque quer. Metido a malandro, traindo a mulher e ainda quer apoio? Aqui ó!!!!!!

***

Stress é


Stress é viajar 15 horas para chegar em casa, depois de 1 ano, e ter a mae te acordando aos gritos as 6 da manha porque voce está muito magra e precisa tomar da café da manha direito e decidir o que quer almocar hoje, amanha e depois.


Ninguém merece...

sábado, 6 de dezembro de 2008

Pai Herói [1979] - Abertura

PAAAAAAI!!!!!!!!

Escrava Isaura [1976] - Abertura

Hoje está difícil parar. Estou com 4 anos de novo. Quero meu pai de volta também!

Globo Cor Especial [1973-1983] - Abertura

Essa é só para quem teve infancia.

Arca de Noé da minha infancia

Será que meus filhos saberao apreciar essas maravilhas? Vinicius de Moraes para criancas. A Globo bem que poderia ter a descencia de relancar A Arca de Noe, Plunct-Plact-Zoom em dvd. Enquanto isso, o Youtube me faz esse enorme favor de ter esses videos. Seja lah quem postou isso: Que Deus o abencoe.

Estao falando de mim por ai

Volta e meia recebo uns emails de gente perguntando mais sobre todas essas experiencias loucas que vivemos no exterior. Muitas vezes sao jornalistas que publicam coisas sei lá onde.

Checando as visitas que recebo no site eu encontrei um link que nao conhecia "Viaje com eles", da Marina Bellini. Marina é estudante de jornalismo e me enviou uma lista enorme de perguntas para responder. O resultado está aqui. Valeu, Marina!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O dia que fui "sequestrada" na Itália

O tempo vai passando e o trauma vai ficando engracado. A Itália me fez perder todo o bom humor que sempre tive, e muito aos poucos as coisas vao melhorando. Talvez eu ache graca de tudo quando chegar aos 99...

Já contei aqui da marilyn-monroe-super-trash-italiana Loredana. Figuraca impagável, dificil descrever, tipo da criatura que só vendo para saber que nao estou exagerando. Nos aproximamos por um amigo em comum, e como amizade era a commodity mais rara na Itália, eu topava qualquer convite, senao passava dias sem ter nem com quem trocar um buon giorno.

Eu estava quebrada, sem um puto no bolso, e dependia de meia-duzia de aulinhas de ingles e da bolsa da pós para sobreviver. E sem ir a aula nao tinha nem dinheiro, nem comida, pois o ticket-refeicao era dado com uma semana de atraso, de acordo com a presenca na semana anterior. Eu nao faltava porque sou CDF mesmo e que se dane quem acha que estou errada. Adorava ir a aula - poxa, era um dos poucos prazeres que tinha naquela terra da polenta com urtiga.

Loredana um dia me convida para ir a uma boate. Dancar é praticamente o paraíso na terra para mim, claro que topei, mas perguntei antes se era lugar de salsa porque eu O-DEI-O. Ela me garantiu que nao. E nao podia ser muito caro tambem, meu budget total para o noite era de 25euros, ou eu nao teria o que comer pelo resto da semana. Tudo bem, tudo acertado, ela disse que era lugar de gente bonita, que eu ia gostar, etc, etc.

Estavamos em Padova, e ela se encaminha para a campagna... E dirige, dirige, dirige, dirige e dirige mais um pouco. No meio do nada tinha uma luz e uma tenda branca. Quando saí do carro tinha barulho de... SALSAAAAAAAAAAARRRRRRRRGGGHHHH! Quero minha maaaaaaaaaaaeeeeeeeeeee!!!!!!!!

Entrada: 35Euros, musica: salsa e forro, frequencia: os marroquinos mais feios e fedidos da face da terra e mulherada esquisita de vestido de oncinha, bebida: caipirinha de Marimbondo misturada por barman Albanes. Nao tem preco! Aquele raio de lugar era o sonho de qualquer guardinha da Questura na terra da Lega Norde. Ninguém merece! Já estava lá mesmo e sem chance de escapar, pedi uma vodka dupla com RedBull, pelo menos ia me manter acordada para tomar conta da carteira.

Voltei a casa da Loredana as 4 da manha, para levantar as 7 e pegar o trem para ir a aula. Ela falou "fica tranquila eu te levo na estacao quando sair pro trabalho". Onibus as 7 da manha em Padova nao é fácil.

Entrei no carro, pegamos a estrada em direcao oposta a estacao, ela entrou na auto-estrada e pegou a via que indicava "Bologna". Ai meu Pai do Céu, o que vem agora? "Estamos indo a praia em Riccione porque voce tá muito estressada, só pensa em estudar, precisa se divertir um pouco". Riccione? Que raio é isso? "É uma praia perto de Rimini, mas é muito melhor frequentada". TO FU....! De onde voce tirou essa idéia de que eu preciso ir a praia? Eu quero ir a minha aula, to atrasada. Nao tenho nem dinheiro para cair na estrada hoje porque voce já me quebrou ontem. "Ah é, a gasolina é cara, sai 3oEuros para cada uma porque o caminho é longo, sao 4 horas até chegar lá". Como é que é???????? Hoje nao é meu dia. Aliás, nem a semana. Por que eu fui sair do Brasil? Loredana, eu nao tenho nem biquini. "Tem sim, eu coloquei tudo na mala do carro e um picnic também, assim a gente nao gasta dinheiro com comida no caminho". Grande consolo...

Pois é, saí de casa na quarta-feira as 5 da tarde, só consegui voltar na sexta as 6:30 da manha, sendo que o meu trem saia as 7:30. E eu morava num convento, onde TODAS as explicacoes tinham que ser dadas. Depois disso tudo, ainda tive que encarar cara feia de freira... Meus sais!

***

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin