Páginas

sábado, 7 de junho de 2008

Reminiscencias da livraria

Quase todo dia era confundida com uma freira e os clientes sempre me pediam a bencao. Em Londres, um frio do cao, tinha que ficar no caixa ao lado da porta, e isso soh acontecia com muita roupa por cima. Logo, quem me olhasse facilmente me confundia com uma delas. Era um tal de maluco vir me pedir conselho, contar a vida, acontecia cada coisa engracada...
*****

Um dia teve uma senhora que veio me pedir a "Bíblia Original". Eu pensei: "Fu***. O que ela tah querendo?" Perguntei se era a primeira traducao feita para o ingles que ela queria - a chamada St James Bible. Ela virou uma fera! Disse que nao queria traducao nenhuma, queria a original...  Senhor, dai-me paciencia! Entao eu perguntei se ela queria a biblia em grego antigo, vai ver a velhinha era intelectual, sei lah! Piorou tudo. A resposta: "Nao, eu quero a original que Jesus Cristo escreveu." Vi que nao adiantava entrar em detalhes de que Jesus nunca escreveu Bíblia nenhuma, a conversa só ia piorar.  Era melhor me conformar que aquilo nao era pra mim. Chamei a freira que era mais paciente para vir tentar entender o que a maluca queria, eu desisti mesmo.  Ela queria a St. James Bible, que é proibida a venda em livrarias católicas.

*****

Uma outra criatura aparecceu por lá tempos depois. Eu era sempre solícita, principalmente com velhinhos, e essa senhora era cliente habitual.  Ela queria uma Biblia. Tem uma parede inteira com diferentes traducoes da Biblia, cada uma serve melhor a um publico diferente, usa um vocabulário diferente, umas sao catolicas e outras sao protestantes. Fui explicar a diferenca entre as traducoes, e a velha virou bicho. Disse que nao queria traducao nenhuma, queria a Biblia certa.  Suspende tudo e chama a freira correndo!  Acho que a minha paciencia ficou dentro daquela loja quando eu fui embora de lá.

*****

De vez em quando entravam uns bandos de Testemunha de Jeová. As freiras se alvorocavam todas e vinham correndo para a frente da loja tentar se livrar deles porque ficavam perturbando os clientes. Aquela livraria é especial porque fica perto da Escola de Teologia e Filosofia da Universidade de Londres, e a casa dos bispos tambem é no mesmo quarteirao, resultando que a maioria dos clientes é intelectual. E chegavam essas criaturas do nada provocando o maior rebulico lá dentro. Eu ria muito! Como eu sinto falta daquele ambiente, eu dava muitas gargalhadas naquela livraria.  Saudades de todas as Irmas, da June, da Caroline, Chantal e da Cora.

***

3 comentários:

  1. Olá sou brasileira e estou indo morar em Londres. Será que você podia me dar algumas dicas? Meu msn: juliaclara@gmail.com

    Beijo Gde

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!

    Eu tenho varios posts dizendo o que fazer para quem esta chegando em Londres. Dah uma olhadinha pelo blog que voce encontrara links e dicas.

    Se precisar de algo mais especifico me dah um toque.

    Boa sorte.

    Vicky

    ResponderExcluir
  3. Vicky,
    Acabo de conhecer o seu blog e adorei. Por isso ja ta la na minha lista de favoritos no BRASIL NA ITALIA (http://brasilnaitalia.blogspot.com )
    Saudaçoes italianas,
    BNI

    ResponderExcluir

Vou adorar saber o que voce achou do post acima. Nao seja tímido e deixe o seu comentário.

A verificacao de caracteres é habilitada para evitar spams (que sao muitos).