Picture SNOWSHOEING IN SANTA FE (NEW MEXICO, USA, March 2010)

Vicky Mundo Afora ou Mundoafora? Nao importa. É vida de imigrante. O mundo eh tao grande. Por que deveria passar minha vida inteira no Rio de Janeiro? Preciso viver e falar outras linguas, viver com e como outras pessoas. Um dia eu volto. Para onde? Ora, para casa. Onde eh casa mesmo?



Picture credits on this blog go to my lovely husband, who has never enough of beautiful and interesting views all over the world. If a picture is not his, it will be linked to its original source.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Chove chuva

Depois de tanta seca, hoje Londres estah com cara de Londres: chove, e bem. Nao posso dizer que nao gosto. Apesar de sempre reclamar quando fico molhada na rua, eu gosto de ver a chuva, de ouvir o barulho da agua caindo, sentir o cheiro da chuva... Acho lindo! Soh eh melhor se estiver na roca, porque nao tem nada melhor que o cheiro de terra molhada... Adoro Londres! Mas tenho sentido uma falta do colo da minha mae...

Ontem trabalhei na Debenhams de novo, gracas a Deus! A gerente estah pedindo para a agencia me mandar todo final de semana porque eu vendo muito... Nao me perguntem como, nunca havia trabalhado de vendedora no Brasil, nem empreguinho de adolescente em shopping. e depois de tanto estudar e intelectualizar tudo, a vida deu uma volta, e to aqui: vendedora de cosmeticos em Londres... SE eu pudesse me imaginar nessa uns anos atras iria rir e muito...

sexta-feira, 19 de setembro de 2003

To chata

Hoje acordei pensando em Veneza. Daahhh - E dai? Todo dia penso mesmo... Bem, acontece que hoje a minha vida tah dividida em 3: meus livros no Brasil, trabalho na Inglaterra, sonhos na Italia. Soh que eu acordei bem sociologa, cheia de pensamentos filosoficos sobre a funcao da cidade hoje e a relacao com o seu papel na Historia... E cade os meus livros de desenvolvimento urbano e sociologia da cidade? Deu vontade de escrever e precisava consultar uns arquivos antigos, e estou sem o meu instrumental de trabalho... Nem tenho com quem discutir sobre o assunto em Londres... To precisando arrumar a minha vaga no Doutorado com urgencia... Poderia escrever aqui o que estah martelando na cabeca, mas acho melhor colocar tudo no papel...

quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Efeitos Colaterais

Morar em Londres dah efeito colateral sim... Hoje por exemplo, to cheia de vontade de me dependurar com minhas amigas no telefone e marcar de tomar um chopp na beira da praia, junto com um bolinho de bacalhau muito bom... Si, vamos?

Jah que nao dah, eh melhor voltar pra casa... Metro, 1 hora, e chego na filial de Bangladesh... :-)

terça-feira, 16 de setembro de 2003

Conversando em italiano

Num cafe em Campo Croce (nao me pergunte onde eh isso), com a Roberta e suas amigas, falando alto e ao mesmo tempo, como boas italianas que sao. Entendia muita coisa mas, obvio, nao tudo. Ateh que falaram algo que eu entendi bem, e comecei a rir junto. Pararam todas para me olhar:

- Voce entendeu?
- Sim. Por que?
- Nao estavamos falando italiano, mas dialeto...

Como isso aconteceu? Nao sei nem quando deixou de ser italiano para ser dialeto... Para mim tava tudo igual, entendia mais ou menos do mesmo jeito...
Tem gente que acredita em reencarnacao. Eu tenho minha propria teoria, acho que carregamos a memoria dos antepassados nos gens. Por isso um professor de italiano que tive ha 15 anos atras me disse "voce nao precisa aprender, eh soh relembrar. A lingua tah no seu sangue." Na hora achei bobagem, mas sabe que estou acreditando nisso?

Ryanair

Acharam minha bagagem! Acharam minha bagagem! Acharam minha bagagem!

segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Vendemiatrice

Amei trabalhar na Vendemia (colheita de uva) de Prosecco, muito divertido. Foi na segunda feira passada quando ainda estava na Italia. O pessoal ateh me perguntou se eu fazia isso no Brasil... Imagina se eu ia dizer que nunca tinha visto uma parreira na vida! E que dia lindo, maravilhoso! Choveu o tempo inteiro.

Colher uva, de galocha e capa de chuva, com um carrinho cheio de água e vinho nos seguindo, para podermos nos refrescar sempre que a garganta e a boca pedissem um pouco d'água. O povo estava mesmo era entornando o vinho caseiro, entao eu pensei, por que nao? Eu só nao sabia que a colheita deveria ser feita de luvas, depois dessa eu fiquei com a mao pintada de roxo por alguns dias, mesmo a uva sendo branca.

Feliz que nem pinto no lixo
Comecamos cedo, e depois fomos todos juntos almocar na casa da fazenda. Achei estranho porque todo mundo estava muito quieto, e logo descobri que eles pensavam que eu era inglesa e nao entendia italiano, ficaram sem graca. Eu deixei a italianada sem graca! Quando o primeiro resolveu arriscar um ingles torto e perguntar alguma coisa de mim, eu me adiantei e mandei logo um "non sono inglesa, pero brasilianna. E non parlo italiano, ma posso capire..." Nao deu uns 5 minutos e eu já tinha virado a atracao do lugar, falando italiano molto male, mas me comunicando. Foi uma experiencia que nunca havia pensado ter, e me deu uma certeza muito forte tambem: meus antepassados nunca pegaram numa enxada na vida deles. Nao havia nenhum apelo uterino por aquela coisa da terra. Scusami, bisnonno.

Baci a TUTTI.

***

Louca

Podem me chamar de louca, mas soh ontem eh que caiu a ficha do que realmente significa perder a bagagem. No dia que cheguei, cansada e stressadissima por causa da imigracao, dei ateh gracas a Deus da bagagem ter sumido, assim nao precisaria carregar peso aquela hora da madrugada, de onibus. Mas depois que consegui descansar um pouco eh que eu fui me dar conta que a medalha de Sao Jose, que a minha vo ganhou de presente de casamento (em 1906), estava dentro da mochila... Me devolvam isso pelo amor de Deus!!!!!!!!!!

Enfim, ontem fez um calorao aqui em Londres, e ao inves de ir para a igreja, fiquei em casa pegando sol - em se tratando de Londres, isso pode significar o ultimo do ano. O meu housemate tinha chamado uns amigos dele para irem lah em casa tomar uma cerveja e eu confesso que nao gostei muito da ideia pq queria ficar a vontade no jardim. Fiquei eu lah de prontidao para desaparecer quando chegasse alguem, mas aih, a palavra magica: Vitoria, vamos beber sem eles? Calor+sol+banho de mangueira=CERVEJA. MAs eh claro que SIM! Entao, Segunda feira = ressaca...

sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Italia minha...

Jah ha algum tempo eu tento me policiar para nao cair no conto da "grama do vizinho eh mais verde"... Talvez eu tenha passado uma impressao errada, mas nao eh que eu nao goste de Londres, eu soh prefiro a Italia, eh diferente. Gosto muito daqui, mas nao tenho meu passaporte europeu ainda, e isso torna tudo mais dificil. Soh o stress de ter que renovar visto todo ano jah dah vontade de pegar o primeiro aviao para o Rio. Mas eu sou teimosa, e acho que meu lugar eh aqui, na Europa.

Hoje to meio atordoada pq a Ryanair perdeu minha bagagem e o telefone para reclamacoes nao existe... Detesto esse tipo de situacao, tudo o que eu queria agora era sossego... Mas enfim, meus agostos e setembros sao normalmente desastrosos...

Quanto a viagem, foi ma-ra-vi-lho-sa!!!!! Apesar de eu precisar de poluicao para viver, e muita calma me deixar irritada a longo prazo, o que me encanta na Italia sao outras coisas que estao alem das explicacoes que posso dar...

Como boa tipica brazileira, nasci no Rio de Janeiro sendo descendente de espanhois, portugueses, suicos e italianos, o que resultou numa branquela, sou como uma europeia. E talvez essa mistura de sangues tenha me proporcionado uma certa facilidade para aprender linguas. Sei que de todos estes paises, o unico que me emociona de verdade eh a Italia.

Minha vida jah a algum tempo tem girado em torno de conseguir achar pistas da origem da familia- em algum lugar do Veneto. E a pesquisa eh a mais louca possivel. No interior do Rio de Janeiro, lah no final do sec. XIX, os cartorios empregavam semi-analfabetos para trabalhar e eles nao sabiam registrar os nomes dos italianos e nem as cidades de onde vieram... Encontrei tudo o que precisava no Brasil, jah que se trata de serem os meus bisavos italianos. Mas, nos documentos de obito e casamento constam, "da Provincia de Veneza" e "da Provincia de Treviso". O que equivale a dizer "do estado de Sao Paulo" e "do estado de Minas Gerais"... Guerra de unificacao da Italia, duas Grandes Guerras mundiais, algumas inundacoes e incendios... Onde tem um arquivo que eu possa encontrar Giuseppe Fioravanti Brollo, em torno de 1867 , e seus irmaos fratelli gemelli Luigi e Riccardo Brollo nascidos entre 1874-1877? Nao desisti nao, estamos eu e varios primos fazendo essa pesquisa, tentando encontrar alguma pista. Mas eh enlouquecedor.

SE alguem tiver uma luz... Meus nervos agradecem... Enquanto isso, soh me resta ficar babando a cada volta pela Italia.

domingo, 7 de setembro de 2003

Eh a Gloria!!!!!

Aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!! Eu to taaaaaaaaaaaaoooooooo feliz!!!!!! Eu a-do-ro este lugar! Roberta foi me buscar no aeroporto quinta-feira e me levou direto para Veneza, no festival de cinema... O cinema, pra mim, jah comeca na travessia do canal... To desconfiada que Deus eh italiano mesmo, de carteirinha e passaporte... Jah faz tempo que eu sou partidaria da teoria que Michelangelo nao era humano, digo amem para qualquer coisa que ele tenha esculpido, pintado, projetado, mas Veneza eh um escandalo! Eh para sair andando de joelhos pelas ruas...

Depois de um dia bem longo, fomos para casa. Roberta nao mora mais em Montebelluna (que tambem eh linda!), mas agora tem uma casa no meio do campo, num lugar chamado Falze Trevignano, em Treviso tambem... Olho pela janela do meu quarto e tem um milharal do lado de fora, e a casa eh cheia de gatos, hoje tah fazendo um sol lindo, e io manggio una belissima pasta... To fazendo o que em Londres?

E tem um carro lah fora me esperando para dar uma volta... Conto depois. Baci a tutti.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin